Carrinho abandonado: como calcular, recuperar e converter?

Trabalhar com vendas pela internet envolve frequentemente lançar novas estratégias e otimizar as operações do negócio para garantir que o público se interesse pela sua oferta e comece a encher o carrinho virtual para comprar alguma coisa.

Assim como acontece nos supermercados da vida real, os compradores na internet navegam entre dezenas de marcas e produtos diferentes para encontrar aqueles que mais interessam e, enfim, colocar no carrinho e ir para o caixa finalizar a compra.

O problema é que, assim como nos supermercados, na internet os compradores também podem mudar de ideia ao longo dessa jornada e acabar desistindo de comprar alguma coisa, ou, pior ainda, tudo, o que foi colocado no carrinho.

Depois de tanto esforço para criar um produto de qualidade, atrair o público-alvo e preparar uma plataforma de checkout confiável, a última coisa que um infoprodutor quer é ver as pessoas abandonando seus carrinhos virtuais e desistindo dessa compra.

Por isso, separamos neste artigo algumas das informações mais importantes para resolver esse problema e garantir que as suas vendas continuem acontecendo sem nenhum problema e crescendo cada vez mais.

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O que é abandono de carrinho?

De maneira objetiva, abandono de carrinho é a interrupção de uma jornada de compra na internet.

Conforme explicado anteriormente, a situação é exatamente a mesma que poderia acontecer em um supermercado do mundo real: a pessoa seleciona alguns produtos e coloca em seu carrinho mas, por alguma razão, acaba desistindo da compra e abandona o seu carrinho cheio.

Apesar de na internet um infoprodutor não ter que se preocupar em organizar esses carrinhos abandonados por sua loja e devolver os produtos nas prateleiras, o principal prejuízo já aconteceu: uma venda foi perdida.

Esse é um tipo de situação que deve ser evitada ao máximo por infoprodutores e profissionais de ecommerce no geral, porque significa que todos os outros investimentos de tempo, dinheiro e esforço para conquistar aquele cliente em potencial acabaram sendo jogados fora.

Quais as causas de carrinho abandonado no ecommerce?

Existem diversos fatores que podem acabar em um carrinho abandonado, indo desde causas internas e mais facilmente controláveis até outras que são externas, mais difíceis de serem resolvidas.

A seguir, vamos abordar algumas das principais causas de carrinho abandonado: frete caro ou acima do esperado; necessidade de cadastros muito complexos e demorados; pouca confiança na segurança no site; falta de formas de pagamento mais flexíveis e atrativas; problemas técnicos e instabilidade da plataforma; falta de intenção real de compra; distrações e fatores externos impactando o consumidor; e política de devolução pouco atrativa.

1. Frete caro ou acima do esperado

A venda de produtos físicos pela internet envolve alguns custos de logística adicionais, como o frete, e esse pode ser um grande causador de abandono de carrinhos.

Muitas vezes as pessoas se interessam por algum produto e até o colocam no seu carrinho mas, quando informam o seu CEP para calcular o valor do frete, acabam se deparando com um custo muito alto – eventualmente maior até mesmo do que o preço do próprio produto.

Essa é uma situação comum principalmente para pessoas que moram fora de grandes centros urbanos, algo que acaba encarecendo o frete justamente pela complexidade logística envolvida na realização da entrega.

Um estudo realizado pelo Baymard Institute mostrou que, em média, 48% dos abandonos de carrinho acontecem exatamente por motivos relacionados ao custo do frete.

2. Necessidade de cadastros muito complexos e demorados

O segundo fator que mais causa abandonos de carrinho no ecommerce é a necessidade de cadastros e processos muito complexos. De acordo com o Baymard Institute, 24% dos abandonos acontecem por causa desse tipo de situação.

Um dos grandes benefícios que a internet trouxe e entrega cada vez mais às pessoas é a praticidade. Poder fazer compras sem ter que sair de casa e até mesmo usando um aparelho celular é extremamente fácil e cômodo, e muitas pessoas valorizam essa facilidade no processo.

Sites que exigem cadastros para que o público possa comprar alguma coisa, principalmente se esse cadastro for muito complexo ou solicitar muitos dados sensíveis, acabam indo na contramão dessa praticidade e gerando uma experiência de compra ruim – o que pode acabar em um carrinho abandonado.

3. Pouca confiança na segurança no site

Outro fator apresentado pelo Baymard Institute como principal motivador do abandono de carrinho é a falta de confiança na segurança do site de ecommerce, principalmente na hora de cadastrar as informações de um cartão de crédito, algo observado em 18% dos abandonos.

Apesar da praticidade envolvida na realização de compras online, as pessoas não saem simplesmente cadastrando seus dados em qualquer lugar sem nenhuma preocupação, afinal, é importante se proteger contra golpes e sites fraudulentos que podem acabar te prejudicando de alguma forma.

Por isso, é importante que o seu site conte com uma plataforma de checkout transparente, segura e confiável, que deixe os seus clientes em potencial confortáveis o suficiente para compartilharem os dados necessários para a compra sem medo de que alguma coisa ruim possa acontecer.

4. Falta de formas de pagamento mais flexíveis e atrativas

Também relacionado ao uso de uma boa plataforma de checkout, a falta de opções de pagamento flexíveis e atrativas também é uma grande causadora de abandonos de carrinho nas vendas online. O Baymard Institute atribui a esse motivo 9% dos abandonos.

Além de oferecer transparência, segurança e confiabilidade, a plataforma de checkout do seu ecommerce também precisa ser capaz de oferecer diferentes formas de pagamento para conseguir atender às necessidades de diversos perfis de compradores.

Não basta simplesmente aceitar pagamentos por cartão de crédito. Muitas pessoas buscam, além do cartão, facilidades como parcelamento em até 12 vezes no cartão, pagamento por boleto com parcelamento em até 36 vezes, ou até mesmo alguma opção de crédito e financiamento.

5. Problemas técnicos e instabilidade da plataforma

Mais um fator importante dessa questão, problemas técnicos, erros e instabilidade do site no momento da compra respondem por 13% dos carrinhos abandonados.

Esse é um problema que pode ser encontrado tanto no site desenvolvido e utilizado pelo infoprodutor responsável quanto na plataforma de checkout escolhida, que também deve ser confiável no sentido de garantir estabilidade ao longo do processo de compra.

Lembre-se:depois de tanto esforço para fazer com que o cliente em potencial chegasse até aqui, você não quer que ele desista da compra com alguns poucos cliques faltando para concluir o processo.

6. Política de devolução pouco atrativa

O último fator interno desta lista, a falta de uma política de devolução boa o suficiente para tranquilizar o cliente de que ele não será prejudicado caso o produto tenha algum problema ou não atenda às suas necessidades também é um grande motivador de abandonos de carrinho.

Enquanto 12% dos abandonos acontecem por esse motivo, é importante que os infoprodutores não apenas ofereçam uma política de devolução ou, como muitos chamam, satisfação garantida, que atenda aos desejos dos consumidores, mas também que essa política seja bem comunicada e entendida pelo público.

Permita que os consumidores devolvam o seu produto e recebam o dinheiro de volta caso algum problema aconteça. Assim você garante não só a satisfação de quem comprou como também a tranquilidade de quem pretende comprar.

7. Falta de intenção real de compra

Olhando um pouco para os fatores externos que podem causar um abandono de carrinho na internet, um problema que acontece frequentemente é a falta de uma intenção real de comprar aquele produto ou serviço – é o famoso “estou só dando uma olhadinha”, que acontece muito em lojas do varejo físico.

Apesar de ser um problema comum, essa é uma dificuldade bastante difícil de ser superada, já que foge do controle do infoprodutor.

8. Distrações e fatores externos impactando o consumidor

Por fim, outro fator externo que pode acontecer é a simples distração do consumidor durante o processo de compra, que acaba abandonando para fazer alguma outra coisa – seja ou não na internet.

Assim como o ponto anterior, este também é um problema muito difícil de ser resolvido, pois é virtualmente impossível evitar que alguma distração apareça para tirar o foco do seu cliente – principalmente se for uma distração do mundo real, como uma ligação ou chamada no interfone.

Qual é a taxa média de abandono de carrinho?

Ainda de acordo com o estudo realizado pelo Baymard Institute, a taxa média de abandono de carrinho é de 69,99%, ou 70% no arredondamento para ficar mais simples.

Apesar de ser um número alto, vale lembrar que grande parte dos fatores que podem gerar abandonos de carrinho podem também ser resolvidos e otimizados pelo próprio infoprodutor, abaixando essa taxa com o objetivo de chegar o mais próximo possível do zero.

Também é importante ressaltar que essa taxa de 70% é a média geral do mercado, e esse número pode variar de acordo com o tipo de produto e o perfil do consumidor-alvo. Vale a pena investigar mais a fundo os dados do seu setor específico para entender como o seu negócio digital está em relação aos seus concorrentes.

Como calcular a taxa de abandono de carrinhos?

Calcular a taxa de abandono de carrinhos é simples: basta dividir o número de carrinhos abandonados pelo número de carrinhos criados. Feito isso, é só multiplicar o resultado por 100 e você tem a sua taxa percentual.

A equação matemática é a seguinte:

Taxa de abandono de carrinho = Carrinhos abandonadosCarrinhos criados100

Em um exemplo prático bem simples, podemos imaginar que um infoprodutor concluiu, em um determinado período, 100 vendas, tendo aberto 400 carrinhos ao longo do mesmo período. Subtraindo os números, descobrimos que esse infoprodutor teve 300 carrinhos abandonados nesse período.

Colocando esses valores na fórmula acima, temos:

Taxa de abandono de carrinho = 300400100=75%

Ou seja: no período analisado o infoprodutor teve uma taxa de abandono de carrinho de 75%, número maior que a média geral do mercado – vale a pena investir hoje mesmo em formas de solucionar esse problema!

O que é a recuperação de carrinho abandonado?

Até aqui falamos bastante sobre o que é um carrinho abandonado e quais fatores podem causar esse problema, mas agora chegou a hora de falar sobre maneiras de reverter essa situação e melhorar os resultados do seu negócio digital.

A recuperação de carrinho abandonado é a tática utilizada por negócios digitais para fazer com que consumidores que abandonaram seus carrinhos durante o processo de compra sejam reconquistados e, finalmente, comprem de você.

Como já foi mencionado anteriormente, todo o esforço e investimento necessários para atrair esse consumidor até o seu site não pode ser desperdiçado logo na etapa final de compra, por isso é importante desenvolver estratégias de recuperação de carrinho para evitar esse prejuízo nas suas vendas online.

Como recuperar o carrinho abandonado?

Assim como o abandono do carrinho pode acontecer por vários motivos diferentes, várias abordagens podem ser utilizadas em uma estratégia de recuperação de carrinho abandonado.

Entender quais são as principais causas desse problema no seu negócio vai permitir definir as melhores iniciativas para reverter essa situação, por isso não deixe de investigar a fundo quando estiver lidando com esse assunto.

e vale a pena entender exatamente quais são os motivos que causam esses abandonos de carrinho para identificar qual será a abordagem mais eficaz para o seu negócio.

A seguir, você confere um pouco mais sobre algumas das principais práticas utilizadas na recuperação de carrinhos abandonados: implemente avisos pop-up de intenção de saída; utilize vitrines de recomendação inteligentes; ofereça frete rápido, barato ou, sempre que possível, grátis; invista em estratégias de remarketing; otimize a sua experiência de checkout; faça uso de notificações push; invista em uma boa plataforma de checkout; melhore a usabilidade do seu site como um todo; ofereça brindes e benefícios diferenciados; desenvolva e ofereça uma opção de autoatendimento; disponibilize formas de pagamento mais flexíveis; faça uso de depoimentos de clientes; e use a funcionalidade de carrinho salvo

Implemente avisos pop-up de intenção de saída

Você provavelmente já viu isso em algum site enquanto comprava alguma coisa, e essa é uma das alternativas mais utilizadas para combater o abandono de carrinhos.

O pop-up de intenção de saída é aquele aviso que aparece no site quando o usuário apresenta algum sinal de querer abandonar o processo de compra – como apontar o cursor do mouse na direção do botão de fechar a janela.

O objetivo aqui é evitar que o consumidor abandone o processo de compra não apenas chamando a sua atenção antes da saída como também oferecendo algum benefício diferenciado, por isso muitas dessas mensagens contam também com algum cupom de desconto ou algo similar.

Utilize vitrines de recomendação inteligentes

Vitrines de recomendação inteligentes são aquelas janelas que sugerem ao público de um site outros produtos ou serviços similares ou complementares aos que ele já demonstrou interesse – e isso também pode ser feito no carrinho como forma de diminuir o abandono.

Por ser uma vitrine inteligente, as opções recomendadas devem ser personalizadas não só de acordo com o conteúdo atual do carrinho como também de acordo com o perfil do consumidor em questão, aumentando as chances dessa pessoa se interessar pelas novas ofertas e concluir a compra.

Ofereça frete rápido, barato ou, sempre que possível, grátis

Se você faz a entrega de produtos físicos, garantir a qualidade do frete é essencial para evitar que esse seja um fator gerador de abandonos de carrinho no seu site.

Os serviços de frete devem ser sempre rápidos e baratos, de forma a oferecer uma experiência de compra otimizada para os consumidores e aumentar a sua satisfação com o seu negócio.

A melhor alternativa é oferecer frete gratuito, o que pode ser feito, por exemplo, nos casos em que o consumidor atinja um determinado valor total de compra. Isso não só aumenta as suas chances de venda como também o ticket médio de cada compra.

Invista em estratégias de remarketing

Assim como a internet trouxe muitas facilidades para os consumidores, ela também permite que os vendedores utilizem diversas ferramentas poderosas para aumentarem o sucesso de seus negócios – e o remarketing é uma dessas ferramentas.

Implemente tecnologias de rastreamento no seu site para identificar usuários que abandonaram o carrinho e exibir anúncios para essas pessoas como forma de lembrar tanto do seu produto quanto da sua marca.

Esse tipo de estratégia costuma trazer ótimos resultados quando bem configurada, por isso vale a pena investir nessa alternativa.

Otimize a sua experiência de checkout

Já falamos sobre a importância de contar com uma boa plataforma de checkout para aumentar as suas vendas, e vale reforçar que esse é um dos pontos essenciais para o sucesso do seu negócio digital.

Utilize uma plataforma de checkout que seja fácil de usar não só para a sua experiência de vendedor, mas principalmente para a experiência de compra dos seus consumidores.

É importante que a plataforma escolhida seja transparente, segura, simples e prática para que os seus consumidores não encontrem nenhuma barreira ou dificuldade na hora de finalizar a compra.

Faça uso de notificações push

As notificações push são aquelas mensagens que recebemos de sites ou aplicativos e ficam na lista de notificações de celulares e até alguns computadores.

Esse tipo de notificação também pode ser utilizado para a redução do número de carrinhos abandonados de maneira parecida com os avisos pop-up de intenção de saída.

Você pode criar notificações push personalizadas e com benefícios especiais para quem abriu um carrinho ou chegou até o fim do processo de compra, incentivando o consumidor a seguir em frente e concluindo a sua venda.

Invista em uma boa plataforma de checkout

Vale reforçar: uma boa plataforma de checkout é essencial para evitar o abandono de carrinhos e garantir as vendas do seu negócio digital.

O ProviPay é a plataforma desenvolvida pela nossa equipe e utilizada com sucesso por centenas de parceiros por todo o país para oferecer uma boa experiência de compra aos seus clientes e facilitar o processo de compra.

Além disso, oferecemos também uma solução inteligente de recuperação de carrinhos totalmente personalizada, que não apenas identifica os clientes com maior potencial de retorno como também realiza a abordagem necessária para recuperar esse consumidor e finalizar a venda.

Para saber mais sobre essa e outros benefícios oferecidos pelo ProviPay, entre em contato com a nossa equipe.

Melhore a usabilidade do seu site como um todo

Além de garantir a qualidade da plataforma de checkout, o seu site também precisa oferecer uma navegação fácil e intuitiva para facilitar a jornada de compra dos consumidores.

Invista em uma infraestrutura tecnológica de qualidade, um design intuitivo e trabalhe constantemente na otimização das suas páginas para melhorar o site ao longo do tempo de acordo com o comportamento dos usuários.

Realizar testes A/B é uma ótima forma de testar pequenas mudanças e acompanhar seus impactos nos resultados de vendas.

Ofereça brindes e benefícios diferenciados

Essa é uma estratégia que pode ser utilizada em conjunto com outras das alternativas apresentadas aqui neste artigo, como as notificações push e o remarketing.

A ideia é fazer com que os consumidores que estão quase prontos para comprar recebam algum benefício especial que remova qualquer dúvida e incentive a conclusão da compra o mais rápido possível.

Esses brindes e benefícios podem ir desde ofertas complementares sem custo adicional até descontos exclusivos ou a possibilidade de frete grátis.

Desenvolva e ofereça uma opção de autoatendimento

Apesar de o processo de compra pela internet ser feito todo pelo comprador de forma autônoma, é importante que você ofereça todas as informações necessárias para que essas pessoas se sintam confortáveis e seguras para concluir a compra.

Além de um site completo e de fácil utilização, desenvolva materiais e textos de ajuda facilmente acessíveis para que o público possa consultar caso surja alguma dúvida ou preocupação ao longo de sua jornada.

Esse tipo de material é comum em vários tipos de site, sendo as famosas centrais de ajuda ou FAQ, sigla em inglês para perguntas frequentes.

Disponibilize formas de pagamento mais flexíveis

Para uma venda ser concluída com sucesso, alguma forma de pagamento será necessariamente utilizada. Por isso, garanta que o seu negócio digital ofereça formas de pagamento flexíveis o suficiente para atender às necessidades de diferentes públicos.

Enquanto algumas pessoas podem querer pagar tudo de uma vez no cartão de crédito, outras podem optar pelo parcelamento, outras podem buscar o pagamento por boletos e alguns casos podem até precisar de opções de crédito e financiamento.

Disponibilize uma solução de pagamentos flexíveis para seus consumidores e não perca nenhuma pessoa interessada em comprar as suas ofertas.

Faça uso de depoimentos de clientes

Mostrar histórias e depoimentos de outros consumidores satisfeitos com os seus produtos ou serviços é uma ótima maneira de eliminar dúvidas e incentivar a compra – é o conceito de prova social colocado em prática.

Colete esse tipo de depoimento com a sua base de clientes e disponibilize essas informações não apenas no seu site e em suas estratégias de comunicação em geral, mas também em páginas próximas ao momento final de compra para diminuir a insegurança dos seus clientes em potencial.

Use a funcionalidade de carrinho salvo

Por fim, outra facilidade que pode ser utilizada em negócios digitais é a funcionalidade de carrinho salvo.

Essa tecnologia permite que o seu site salve automaticamente os carrinhos de seus consumidores com os itens selecionados anteriormente. Assim, caso o usuário tenha abandonado o carrinho por qualquer motivo, ao voltar para o seu site o carrinho continua do jeito que ele deixou – com tudo pronto para finalizar a compra.

Como converter um carrinho abandonado?

Todas as estratégias descritas anteriormente são ótimas alternativas para que o seu negócio diminua a taxa de abandono do carrinho e aumente as vendas.

É possível preparar o seu negócio digital para utilizar algumas dessas estratégias desde o início, mas vale reforçar a importância de analisar exatamente quais são as principais causas de abandono de carrinho no seu site e focar nas principais para potencializar os resultados dos seus esforços.

Lembre-se também de que é necessário acompanhar constantemente a taxa de abandono de carrinho do seu negócio para conseguir agir rapidamente caso ela comece a aumentar de maneira repentina.

Mensagem para carrinho abandonado

Para recuperar um carrinho abandonado a palavra-chave é persuasão.

Suas mensagens de recuperação de carrinho deve ser a mais convincente possível, garantindo que vai conquistar não apenas a atenção como também o interesse do seu consumidor, despertando o senso de urgência e incentivando a compra sem demora.

Além do oferecimento de benefícios exclusivos, aproveite essa mensagem para deixar claro para o consumidor que essa é uma oportunidade imperdível, e que a compra deve ser concluída o quanto antes.

Resolvendo o problema do carrinho abandonado

Várias são as potenciais causas de abandono de carrinho em negócios digitais, mas a boa notícia é que também existem diversas formas de lutar contra esse problema e evitar que novas vendas sejam perdidas.

Entre todas essas possíveis estratégias para recuperar carrinhos abandonados, ficou claro como a qualidade da plataforma de checkout utilizada pelo seu negócio digital é capaz de fazer grande diferença nos seus resultados comerciais.

A Provi é uma fintech especializada em vendas online e na gestão de pagamentos e cobrança, e a nossa plataforma de checkout, o ProviPay, já é utilizada com sucesso por infoprodutores dos mais diversos segmentos.

Se você quiser saber mais sobre como podemos ajudar a proteger o seu negócio contra o abandono de carrinho e alavancar as suas vendas, entre em contato com a nossa equipe.

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