Financiamento EAD: como funciona e quais faculdades oferecem

Saiba mais sobre o financiamento EAD e qual o seu potencial de acelerar os objetivos tanto de estudantes como de instituições de ensino.

Se milhares de profissionais tiveram as suas rotinas de trabalho totalmente alteradas nos últimos anos com uma adoção em massa de opções flexíveis como o trabalho remoto, no ambiente educacional a realidade não foi nem um pouco diferente.

Do ensino básico ao superior e passando até por cursos livres e profissionalizantes, o uso da tecnologia para consumir conteúdo educacional e manter os estudos em qualquer horário e lugar tornou-se comum para muitos estudantes.

Embora o EAD (ensino a distância) já existisse e fosse praticado em por diversas instituições de ensino, essa modalidade ganhou ainda mais espaço com a recente aceleração da transformação digital – e essa tendência veio para ficar.

Mesmo com um crescimento tão expressivo da modalidade, ainda existem muitas dúvidas relacionadas ao EAD, não apenas sobre como estudar, mas até mesmo sobre o pagamento desse tipo de ensino.

Para ajudar a resolver algumas dessas questões, continue lendo esse artigo e descubra como estudantes de EAD também podem buscar serviços de financiamento estudantil para facilitar seus estudos.

O que é o financiamento estudantil?

O financiamento estudantil, às vezes chamado de crédito educacional, é uma solução financeira que permite acesso facilitado à educação de qualidade. Ele oferece condições melhores de prazo para o pagamento de estudos de qualquer nível de ensino e área de conhecimento.

De maneira resumida, o financiamento estudantil permite que os estudantes comecem os seus estudos mais rapidamente, mesmo que não tenham desde o início todo o dinheiro necessário para pagar pelo curso desejado.

É possível financiar um curso EAD?

Sim! O financiamento estudantil é uma possibilidade não apenas para cursos presenciais, mas também para alternativas remotas como o EAD, inclusive por opções como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

É possível encontrar organizações que oferecem serviços de financiamento EAD com os mesmos tipos de condições praticadas em modalidades tradicionais como os cursos presenciais.

New call-to-action

Independentemente do curso EAD ser uma graduação ou alguma espécie de curso livre, o financiamento EAD também pode ser uma ótima forma de acelerar o início dos estudos e ajudar tanto estudantes quanto instituições de ensino.

Como funciona o financiamento estudantil para EAD?

De forma geral, o financiamento EAD funciona da mesma forma que um financiamento estudantil tradicional.

Atuando como um acordo entre estudante, instituição de ensino e instituição financeira, esse serviço adianta o pagamento dos estudos para a instituição de ensino responsável permitindo que o estudante comece os estudos mais rapidamente, com o compromisso de pagar os valores devidos à instituição financeira no futuro de acordo com as condições contratadas.

Assim como no financiamento estudantil tradicional, o financiamento EAD também pode ser oferecido por diferentes organizações, como as universidades, os bancos, e outras instituições financeiras.

Financiamento por meio de universidades

Existem instituições de ensino que oferecem programas próprios de financiamento estudantil para os estudantes interessados, mesmo em suas modalidades de EAD.

Assim como em outros tipos de financiamento, as condições contratadas também variam de instituição para instituição, por isso é importante entender bem o serviço oferecido antes de assinar qualquer tipo de contrato.

Financiamento por meio de bancos privados

Uma das organizações mais conhecidas quando o assunto é financiamento, os bancos privados também oferecem serviços de financiamento estudantil focados em estudantes do EAD.

É possível que esse tipo de serviços seja atrelado a algum relacionamento anterior com o banco, como uma conta corrente, além dos termos e condições de pagamento normalmente existentes nesses serviços.

Financiamento estudantil privado

Por fim, outra alternativa para o financiamento EAD são as instituições financeiras privadas especializadas nesse tipo de serviço.

Um benefício desta opção é que esse tipo de organização costuma oferecer processos menos burocráticos de contratação e acesso facilitado a um público mais amplo, com facilidades como solicitações totalmente online e análises rápidas e simples.

Como financiar um curso EAD?

O processo de contratação de financiamento EAD é diferente em cada instituição que oferece esse serviço, mas normalmente as organizações especializadas nesse assunto costumam oferecer as maiores facilidades nessa etapa.

Com poucos requisitos para quem deseja contratar um financiamento, normalmente o processo é feito inteiramente pela internet e sem a necessidade de ir até algum lugar físico para discutir os detalhes e condições de pagamento do acordo.

De maneira geral, o principal ponto de partida para financiar um curso EAD é fazer um bom planejamento para garantir que o estudante consiga arcar com os pagamentos a serem realizados no futuro, além de pesquisar e entender a melhor opção para o seu caso específico.

Como escolher o melhor financiamento estudantil para EAD?

O financiamento estudantil não tira do estudante a responsabilidade de pagar pelos estudos, mas sim facilita esse pagamento ao oferecer prazos e condições facilitadas para um início rápido.

Assim, quem tem interesse em contratar um financiamento EAD deve analisar de forma detalhada todas as condições envolvidas nesse serviço para tomar uma decisão consciente e escolher a melhor alternativa de acordo com seus objetivos e preferências.

Existem quatro principais pontos de atenção na hora de escolher um financiamento EAD: pesquisar sobre os tipos de financiamento disponíveis, conferir os pré-requisitos para conseguir o financiamento, entender se é possível financiar 100% dos estudos, e checar a taxa de juros envolvida no financiamento.

Pesquisar sobre os tipos de financiamento disponíveis

Conforme mencionado anteriormente, existem diversas opções de financiamento disponíveis no mercado – desde as oferecidas pelas próprias instituições de ensino até outras da iniciativa privada e pública.

É importante pesquisar todas as alternativas disponíveis para identificar qual melhor se encaixa na situação do estudante em questão antes de tomar uma decisão.

Conferir os pré-requisitos para conseguir o financiamento

Embora instituições financeiras especializadas em serviços de financiamento normalmente sejam pouco burocráticas e não tenham muitos requisitos para quem deseja contratar seus serviços, isso pode não ser verdade em outros casos.

Entenda o que cada instituição cobra na hora de oferecer um financiamento EAD para ter certeza que o estudante interessado é capaz de atender a todos os requisitos e ser realmente elegível para o serviço procurado.

Entender se é possível financiar 100% dos estudos

Uma facilidade muito procurada pelos estudantes é o financiamento total dos estudos, ou seja, um financiamento estudantil que cobre 100% dos custos envolvidos no curso escolhido.

Isso não costuma ser oferecido em todos os casos e nem por todas as instituições financeiras, por isso entenda se essa é uma possibilidade com as instituições pesquisadas caso esse seja um interesse do estudante a ser financiado.

Checar a taxa de juros envolvida no financiamento

Um dos principais pontos de atenção ao contratar um financiamento estudantil, seja ele EAD ou não, é a taxa de juros envolvida no serviço.

Essa taxa vai ser essencial para determinar qual será o valor total pago pelo estudante que contratou o financiamento, por isso é importante buscar uma taxa de juros baixa o suficiente para não gerar complicações financeiras no futuro.

Quais faculdades EAD reconhecidas pelo MEC oferecem financiamento?

Assim como na modalidade tradicional de ensino, é importante buscar instituições reconhecidas e capazes de entregar um ensino de qualidade aos seus estudantes também na alternativa EAD.

Algumas das instituições de ensino reconhecidas pelo MEC e que oferecem a possibilidade de financiamento são:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade Norte do Paraná (Unopar)
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Centro Universitário UniBTA

Alavancando resultados com o financiamento EAD

O financiamento EAD é uma ótima ferramenta de acesso à educação, que pode ajudar milhares de pessoas a conquistar um futuro melhor por meio do próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

Esse tipo de serviço beneficia não apenas os estudantes, como também as instituições de ensino que conseguem conquistar ainda mais estudantes que precisam apenas de uma ajuda para iniciar os estudos.

A Provi é uma fintech especializada no oferecimento de crédito educacional para estudantes de todo o Brasil, e sabemos como esse serviço tem o potencial de transformar vidas.

Para saber mais sobre como ajudamos estudantes a alcançarem seus sonhos, clique aqui. Agora, se quiser saber sobre como nossas soluções de pagamento e cobrança estão acelerando as vendas de centenas de parceiros educacionais, entre em contato com a nossa equipe.

Veja mais sobre o autor

Suporte Infra