Por que o inglês é importante e quais os benefícios dessa língua?

Veja porque saber um dos principais idiomas do mundo é essencial para o seu sucesso profissional e para o crescimento da sua empresa.

Uma das habilidades mais procuradas por pessoas que desejam melhorar sua capacitação profissional e investir no desenvolvimento pessoal é o aprendizado de um novo idioma.

Dominar uma língua estrangeira é uma ótima maneira de expandir os seus horizontes, já que isso permite acessar um novo universo de informações e conteúdos que podem muitas vezes não existirem no seu próprio idioma.

Vivendo no Brasil, é muito comum que a língua estrangeira mais buscada seja o inglês. Apesar de geograficamente nosso país estar muito mais próximo de nações que têm o espanhol como língua oficial, o inglês é visto hoje quase como uma língua universal, o que acaba colocando o idioma em grande destaque por todo o mundo.

Se você ainda não tem certeza da importância de dominar esse idioma, não entendeu porque o inglês é importante ou quer saber mais sobre os benefícios dessa língua, confira agora alguns dos principais motivos para aprender inglês.

New call-to-action

1. O inglês é uma das línguas mais faladas do mundo

A língua inglesa é uma das mais faladas em todo o mundo, não apenas nos mais de 50 países em que é um dos idiomas oficiais, mas também por ser muito ensinada e valorizada em diversos outros países.

Um estudo realizado pelo centro de pesquisas Ethnologue mostrou que, apesar do idioma mandarim somer um  impressionante número de 1,1 bilhão de falantes, a língua inglesa ainda ganha a posição de idioma mais falado no mundo com inacreditável 1,5 bilhão de falantes espalhados pelo mundo.

Isso acontece porque mesmo as pessoas que já têm como idioma nativo alguma das outras línguas mais faladas, como mandarim, hindi ou espanhol, enxergam a importância de desenvolver o inglês para se comunicar com estrangeiros.

2. A língua inglesa é importante no Brasil

Se a língua inglesa é assim tão importante ao redor do mundo, a situação é a mesma também aqui no Brasil.

Com o português sendo um idioma relativamente pouco utilizado com “apenas” 250 milhões de falantes no mundo, é importante buscar alternativas que permitam se comunicar com pessoas de outros países tanto por questões pessoais quanto profissionais.

Com a nona posição entre as maiores economias do mundo, é natural que outros países acabem se envolvendo com o Brasil para realizar negócios em conjunto, e nesse momento o inglês acaba sendo a língua mais utilizada para conectar diferentes sociedades.

3. A língua inglesa é importante para o mercado de trabalho

Conforme mencionado no tópico anterior, a economia brasileira atrai a atenção de empresas e organizações de todo o mundo. Sendo o inglês a língua oficial dos negócios, quem quiser se destacar no mercado de trabalho precisa investir no aprendizado desse idioma.

Seja para participar de reuniões, negociações e conversas com profissionais de outros países ou simplesmente para conseguir ler relatórios e notícias publicados por fontes internacionais, dominar o inglês é cada vez mais importante para o dia a dia profissional.

Com apenas 5% da população brasileira capaz de se comunicar em inglês, dominar o idioma é uma forma de chamar a atenção das empresas e se destacar em processos de recrutamento e seleção.

4. A língua inglesa é importante para a nossa vida diária

Embora o inglês seja muito importante para nossas vidas profissionais, a verdade é que ele também é capaz de trazer vários benefícios.

Desde entender letras de músicas em inglês até assistir filmes, séries e programas feitos no idioma sem se preocupar com legendas, saber a língua inglesa muda também a forma como interagimos com grande parte das ferramentas tecnológicas do nosso dia a dia.

Sendo um dos idiomas mais utilizados também no mundo da tecnologia, o inglês ainda costuma ser o idioma padrão para muitos aplicativos de celular, programas de computador e outras soluções tecnológicas – algumas vezes sem a opção de tradução para o português. Isso faz com que entender a língua inglesa seja importante até mesmo para melhorar a nossa proficiência tecnológica.

5. O inglês tem importância no mundo globalizado

Falando em tecnologia, é inegável que esse foi um fator essencial para a aceleração do processo de globalização e conexão de diferentes culturas e sociedades.

Sendo globalmente aceito como um dos idiomas mais importantes do mundo, o inglês é muitas vezes tratado como o idioma comum universal, muitas vezes utilizado por pessoas que querem se comunicar mesmo quando seus próprios idiomas nativos são totalmente diferentes.

Lembre-se: 1,5 bilhão de pessoas no mundo falam inglês. Conhecer o idioma te dá a oportunidade talvez única de se comunicar com qualquer uma das pessoas que compõem esse número.

6. A língua inglesa te dá acesso a algumas das melhores universidades do mundo

O ranking mundial de universidades elaborado anualmente pela Times Higher Education mostra que todas as 10 melhores universidades do mundo estão localizadas em países que têm o inglês como língua oficial: três no Reino Unido e sete nos Estados Unidos.

Além dessas, várias outras instituições desses países aparecem entre as primeiras posições do ranking, isso sem mencionar outras universidades de países como Canadá e Austrália, que também têm o inglês como um dos principais idiomas.

Saber inglês é um fator necessário não só para conseguir estudar nessas instituições, mas mesmo para consumir o conhecimento produzido por elas por meio da leitura de artigos, estudos e relatórios.

7. O inglês é a língua de alguns dos maiores clássicos da literatura mundial

Os grandes clássicos da literatura e livros de grande sucesso acabam cedo ou tarde sendo traduzidos e lançados em uma versão em português para alcançar o público brasileiro, mas muita gente também se interessa em ler esses textos em seu inglês original.

Desde autores modernos como Stephen King até grandes nomes George Orwell e William Shakespeare, dominar o inglês permite não apenas a leitura dos textos originais, o que permite fugir de potenciais erros ou inconsistências de tradução, como também consumir outras obras que não tenham recebido traduções para o português.

8. A língua inglesa te ajuda a entender mais da cultura popular

É muito comum ficarmos com uma música em inglês grudada na cabeça por dias e dias e, quando tentamos cantar, vemos que não temos ideia de como é a letra.

A indústria cultural norte americana produz grande parte do entretenimento consumido em todo o mundo – não só como os livros citados anteriormente, mas também quando falamos de músicas, séries, filmes, shows e muito mais.

Aprender inglês também é uma forma de se aproximar mais dessa cultura que muitas vezes já chamou a sua atenção, mesmo que você não tenha entendido do que se trata.

9. A língua inglesa melhora a sua memória e mantém o cérebro ativo

Esse é um benefício que muita gente nem conhece, mas aprender outro idioma, como o inglês, é uma forma de estimular o cérebro e fortalecer a nossa memória.

Estudiosos afirmam que o aprendizado de outra língua é uma forma de exercitar o cérebro como se fosse um músculo, que se desenvolve de acordo com a quantidade de estímulos e treinamento que recebe.

Além disso, estudos sugerem que falar outro idioma também é uma forma de retardar os efeitos da demência e até de doenças como o Alzheimer, que aumentam seus perigos ao longo do tempo.

10. Aprender inglês leva apenas 10 minutos por dia

Muita gente não começa a estudar um novo idioma com o inglês por achar que esses estudos vão tomar muito tempo das suas rotinas e demorar para mostrar resultados de verdade, mas isso não é nem próximo da realidade.

O microlearning é uma tendência que vem chamando atenção já há algum tempo, e esse conceito também pode ser aplicado no estudo da língua inglesa.

Essa metodologia de ensino se baseia em conteúdos objetivos e diretos, dividindo o aprendizado em aulas rápidas e simples, de até 10 minutos, por exemplo, ao invés de aulas muito longas e monótonas.

Estudos mostram que dedicar mesmo que pouco tempo no seu dia a dia para estudar um idioma é uma forma eficaz de melhorar o aprendizado e a retenção dos conhecimentos adquiridos.

11. O inglês é fácil de aprender

Apesar de ainda assustar muita gente, a verdade é que a língua inglesa é bastante fácil e com uma gramática muito simples – outro dos fatores que fizeram com que o idioma fosse tão amplamente adotado ao redor do mundo.

É muito comum ver brasileiros que dominam o inglês falando sobre como a própria língua portuguesa é muito mais complexa e difícil do que o idioma inglês.

12. Inglês é o idioma da internet

Por fim, outro ponto relacionado à expansão de horizontes e ao consumo de diferentes conteúdos: o inglês também é o idioma mais utilizado na internet.

Muitas das informações disponíveis online, de sites e páginas de notícias até discussões e memes em redes sociais, grande parte do conteúdo é criado originalmente em inglês e pode ou não ganhar uma tradução com o tempo.

Saber inglês é uma forma de se conectar com essas informações e diferentes pontos de vista mais rapidamente, permitindo consumir também conteúdo online de maneira mais atualizada e acompanhando as novidades conforme elas aparecem, sem ficar para trás.

Perguntas frequentes

Além de todos os pontos mencionados anteriormente, vale a pena analisar a importância da língua inglesa em diferentes contextos e fases da vida.

Confira a seguir alguns dos benefícios específicos do idioma para crianças, adolescentes, adultos e para o mundo dos negócios.

Quais são os benefícios do inglês para as crianças?

Aprender um novo idioma é algo muito mais fácil quando feito na infância e juventude, por isso é importante estimular o aprendizado desde cedo para que essas pessoas tenham mais facilidade e familiaridade com o processo ao longo de suas vidas.

Os benefícios relacionados à memória citados anteriormente também se aplicam a esse caso, além de ser uma ótima maneira de estimular o raciocínio, a concentração e até mesmo a socialização das crianças.

É claro que o estudo do idioma deve ser pensado e construído de acordo com as necessidades desse público – uma criança não vai aprender inglês da mesma forma que um adulto faria.

Dito isso, quanto mais cedo a criança for estimulada a aprender um novo idioma como o inglês, maiores serão os benefícios e melhor será o seu próprio desenvolvimento ao longo do processo de aprendizagem.

Assim, os principais benefícios do inglês para crianças são: melhor desenvolvimento cerebral e cognitivo, estímulo das habilidades de comunicação, preparação antecipada para o futuro, e o enriquecimento cultural.

Quais são os benefícios do inglês para os adolescentes?

Assim como o aprendizado do inglês traz benefícios para o desenvolvimento cognitivo das crianças, os adolescentes também podem se aproveitar desse e de outros pontos positivos.

Além de todo o desenvolvimento relacionado ao processo de aprendizagem e estimulação do cérebro, adolescentes que falam inglês podem ter mais facilidade ao buscar oportunidades como a realização de intercâmbios educacionais.

Muitos jovens se interessam pela possibilidade de fazer um intercâmbio não só pelo desejo de conhecer um novo país e uma nova cultura, mas também pelos benefícios que essa experiência pode trazer em termos de desenvolvimento de relacionamentos e de outras soft skills.

Os adolescentes que dominam a língua inglesa podem buscar opções de intercâmbio para cursar parte do ensino médio em países como Estados Unidos ou Reino Unido, algo extremamente interessante para a sua formação escolar e currículo acadêmico e que pode até ser um diferencial para quando chegar o momento de ingressar no mercado de trabalho.

De forma geral, os principais benefícios do inglês para adolescentes são: mais acesso à informação e entretenimento, aumento do desenvolvimento cognitivo, melhoria da autoconfiança, e expansão de oportunidades profissionais.

Quais são os benefícios do inglês para os adultos?

Além de todos os benefícios que o aprendizado do inglês pode trazer para o nosso dia a dia e para o nosso desenvolvimento pessoal, os principais fatores a serem considerados no estudo da língua inglesa na idade adulta estão relacionados ao desenvolvimento profissional.

Dominar o idioma inglês aumenta a sua competitividade e empregabilidade no mercado de trabalho, pois permite maior acesso a cargos elevados, posições em empresas estrangeiras ou multinacionais, e até mesmo conseguir salários mais altos que a média.

Apesar de o aprendizado de um novo idioma ser mais facilitado na juventude, isso não quer dizer que adultos não são capazes de aprender inglês – muito pelo contrário.

Existem soluções focadas especialmente no ensino e treinamento de inglês para adultos, usando conceitos e metodologias focadas nas necessidades e particularidades desse perfil de aluno.

Uma das principais dicas para adultos que desejam aprender inglês é a constância nos estudos, novamente algo relacionado ao microlearning. Mais do que se preocupar em estudar horas a fio, garanta que você estuda um pouquinho, de cinco a dez minutos, mas todos os dias.

Colocar isso na sua rotina vai ajudar no desenvolvimento de conhecimentos sólidos sem precisar atrapalhar as suas outras obrigações e compromissos do dia a dia.

Em resumo, os principais benefícios do inglês para adultos são: aumento da empregabilidade, maior desenvolvimento pessoal e profissional, melhores oportunidades de carreira, mais competitividade no mercado de trabalho.

Qual a importância do inglês para os negócios?

Por fim, a importância do inglês para os negócios se relaciona a outro ponto mencionado anteriormente: a globalização.

Com um mercado cada vez mais globalizado, as fronteiras e separações entre os países estão menores e mais fáceis de serem ultrapassadas, permitindo que organizações e profissionais interajam com seus pares em qualquer lugar do mundo – interações que vão muito provavelmente acontecer em inglês.

Dominar o idioma permite não só construir relações de trabalho do tipo empregado e empregador, mas também possibilita a prospecção de clientes, fornecedores e até parceiros de negócios em qualquer lugar do mundo.

Essa é uma realidade que ganhou ainda mais força com a aceleração da transformação digital que fez com que muitos profissionais e empresas adotassem o trabalho remoto como regra de funcionamento, o que facilitou ainda mais a construção de equipes e negócios com profissionais distantes geograficamente.

Ter uma equipe com habilidade para se comunicar em inglês é uma forma cada vez mais importante de aumentar a competitividade nos negócios e se destacar no mercado, saindo na frente da concorrência.

Por que o inglês é importante?

Por ser uma língua global, por expandir o acesso à informação, por abrir novas oportunidades profissionais, por permitir e facilitar viagens internacionais, por ser uma ótima forma de investir no desenvolvimento pessoal – vários são os motivos que tornam o inglês uma língua importante de ser aprendida.

Crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar de diferentes ao investir no aprendizado do idioma inglês, que pode trazer desde um desenvolvimento cognitivo de qualidade até melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Empresas que investem no desenvolvimento de equipes capacitadas e treinadas para fazer negócios em inglês também se beneficiam ao expandir as suas oportunidades de construir relações comerciais e profissionais com outras organizações e indivíduos ao redor do mundo.

Investir no idioma inglês permite encontrar desde funcionários e clientes até parceiros de negócios mais interessantes, e sabemos como boas parcerias são essenciais para o sucesso de uma empresa.

Especializada no oferecimento de crédito educacional para estudantes de todo o Brasil, a Provi é uma fintech com centenas de parceiros que já se beneficiam das nossas soluções para conquistar mais alunos, aumentar as matrículas e acelerar as vendas.

Se quiser saber sobre como nossas soluções de pagamento e cobrança estão alavancando os resultados de centenas de parceiros educacionais, entre em contato com a nossa equipe.

Veja mais sobre o autor

Suporte Infra