Profissões do futuro: quais são e como se preparar para elas

Confira quais são as profissões do futuro e como acompanhar as tendências para se manter relevante no mercado e garantir o sucesso da carreira.

Todo mundo sabe da importância de investir constantemente no próprio desenvolvimento e qualificação profissional para se manter relevante no mercado, principalmente em um ambiente cada vez mais dinâmico e de mudanças aceleradas.

Tanto aprender novas habilidades quanto atualizar os conhecimentos específicos de uma área de atuação são fatores importantes não só para a sua carreira no curto prazo, mas também para se preparar para o futuro.

As constantes inovações que acontecem atualmente impactam diretamente na forma como as organizações e a sociedade como um todo funcionam, criando demandas por pessoas com conhecimentos e habilidades que nem mesmo eram imaginadas há poucos anos.

Acompanhar essas mudanças é essencial para quem quer manter uma alta empregabilidade e conseguir aproveitar as melhores oportunidades profissionais que surgem a cada dia.

New call-to-action

Por que é importante conhecer as profissões do futuro?

Se nos dias atuais sabemos que conseguir um bom emprego não é uma tarefa fácil, se preparar com antecedência para conquistar boas vagas no futuro é essencial para o sucesso da sua carreira profissional.

Muitas das profissões que existem atualmente eram inimagináveis alguns anos atrás, assim como várias atividades que eram comuns antigamente simplesmente não existem mais nos dias de hoje.

As mudanças que acontecem com o desenvolvimento de novas tecnologias transformam a nossa sociedade cada vez mais rapidamente, e isso faz com que algumas profissões ganhem mais espaço que outras, ou até mesmo que carreiras completamente novas passem a ser necessárias.

As transformações geracionais também são importantes para entender o mercado de trabalho do futuro.

Se no passado era comum as pessoas buscarem empregos com maior estabilidade, em que pudessem trabalhar vários anos na mesma empresa, hoje vemos os jovens cada vez mais em busca de trabalhos que se alinhem aos seus valores pessoais e com propósito definido.

Para se adequar a essa realidade, as empresas precisam desenvolver modelos de trabalho que sejam atraentes para esse novo perfil de trabalhador, o que leva a mais mudanças ainda no mercado de trabalho.

Vamos pensar em um exemplo simples de mudança que aconteceu recentemente: a aceleração do crescimento do trabalho remoto.

Há alguns anos, pensar que um profissional poderia trabalhar em uma grande empresa sem precisar nem mesmo sair de casa para participar de reuniões ou executar seus projetos era algo inconcebível.

Hoje, vemos que as oportunidades de trabalho totalmente remotas são as mais buscadas pela maioria dos profissionais, que enxergam nesse modelo uma forma de atingir um equilíbrio maior entre vida pessoal e profissional.

A possibilidade de trabalhar de maneira 100% remota ou mesmo com apenas alguns dias de trabalho presencial em um escritório chama cada vez mais atenção de quem busca uma fonte de renda com a flexibilidade necessária para trabalhar como, quando e de onde for melhor.

O que define uma profissão do futuro?

Já deu para perceber que é importante acompanhar as mudanças do mercado de trabalho para conseguir boas oportunidades profissionais em um ambiente cheio de mudanças, mas o que de fato é uma profissão do futuro?

De maneira geral, uma profissão do futuro é aquela que acompanha as transformações e tendências de mudança no mercado de trabalho.

Isso significa que uma profissão do futuro é capaz de se adaptar de acordo com os impactos causados pela revolução tecnológica que vivemos atualmente, e que só tende a ganhar mais força com o passar do tempo.

Quais são as expectativas para o mercado de trabalho no futuro?

Atualmente já é possível enxergar algumas tendências que devem se tornar cada vez mais fortes e consolidadas com o passar do tempo, sendo fatores que certamente vão moldar o futuro do trabalho.

De maneira geral, a expectativa para o mercado de trabalho no futuro é uma conexão ainda mais íntima com o desenvolvimento de novas tecnologias e a evolução do mundo digital.

Como já foi mencionado no exemplo do trabalho remoto, a reorganização das estruturas de trabalho é algo que deve ganhar ainda mais força nos próximos anos, impactando não apenas o local de trabalho como vários outros fatores importantes.

Se hoje vemos cada vez menos pessoas trabalhando a vida toda em uma única empresa ou até mesmo em uma única área, a velocidade com que a revolução tecnológica acontece deve deixar essa realidade ainda mais distante.

As carreiras passam a acontecer combinando diferentes áreas do conhecimento, o que pode levar a uma troca mais acelerada tanto de empregos quanto de áreas de atuação e cargos profissionais.

Outro modelo de trabalho que pode ganhar mais espaço é o de profissionais autônomos, que não têm vínculos empregatícios com nenhuma empresa e com total liberdade para definir sua própria carga e modelo de trabalho conforme suas preferências individuais.

Falando novamente do crescimento do trabalho remoto, essa é uma mudança que deve ganhar mais força nos próximos anos, mesmo para quem não quer viver como um nômade digital e trabalhar viajando pelo mundo todo.

Essa adoção do trabalho remoto contribui para mais uma tendência do mercado: a globalização das empresas.

Com a criação de modelos que permitam que os profissionais trabalhem em seus próprios horários e de qualquer lugar, as empresas não precisam mais se restringir a contratar em apenas um único país ou região, aumentando a possibilidade de criação de times internacionais.

A internacionalização do mercado de trabalho beneficia não só os profissionais, que podem buscar oportunidades com remunerações e características mais atrativas em diferentes países, mas também as empresas, que podem buscar talentos em todo o mundo de acordo com as necessidades do negócio.

Por fim, a expectativa é que novas funções e carreiras continuem surgindo para acompanhar as tecnologias emergentes. Essas tecnologias criam novas demandas dentro das organizações por profissionais que consigam usá-las em favor do negócio, e a busca por capacitações alinhadas a essas novidades é essencial para manter a empregabilidade em alta.

Qual a relação das profissões do futuro com a tecnologia?

Como mencionado no tópico anterior, o desenvolvimento de novas tecnologias é um dos principais fatores de transformação do mercado de trabalho, e podemos ver exemplos até mesmo nos dias de hoje.

Pense em como cada vez mais empresas estão em busca de profissionais capacitados na área de tecnologia para ajudar não só na transformação digital das organizações como também para criar novas soluções e até mesmo aumentar a produtividade do negócio.

Apesar dessa demanda estar em crescimento constante, encontrar profissionais adequados ainda é uma dificuldade, isso porque faltam pessoas com o conhecimento necessário para atuar nessa área.

Isso faz com que aqueles profissionais que têm as habilidades requisitadas por essas áreas se destaquem no mercado, conseguindo altas remunerações e podendo até se dar o luxo de escolher onde trabalhar.

Se isso é algo que já faz parte do nosso dia a dia, imagine como um profissional que se preparou para as profissões do futuro pode se beneficiar ao acompanhar as tendências do mercado de trabalho desde já. 

Quais são as digital skills mais desejadas para as profissões do futuro?

Mesmo que você não saiba exatamente qual será a sua profissão ou área de atuação no futuro, até porque pode ser que a tecnologia que você vai utilizar nem mesmo exista ainda, é possível se preparar para as novas oportunidades focando em algumas habilidades essenciais.

Se as hard skills tratam das habilidades técnicas de um profissional e as soft skills estão relacionadas ao comportamento e personalidade das pessoas, um conjunto de habilidades que vem ganhando espaço quando discutimos sobre o profissional do futuro são as digital skills.

As digital skills são as habilidades digitais de um profissional, envolvendo conceitos como conectividade, segurança digital, operação de sistemas complexos e utilização de softwares e tecnologia em geral.

Independentemente de qual seja a sua área de atuação no futuro, começar a desenvolver as suas digital skills desde já vai garantir que você saia na frente e se destaque no mercado de trabalho quando as oportunidades começarem a surgir.

Entre as digital skills importantes para o profissional do futuro podemos listar comunicação, habilidades de base digital, resolução de problemas, transações, e tratamento de informação e conteúdo.

Comunicação digital

A comunicação já é uma soft skill importante há algum tempo, mas o foco na comunicação digital ganha cada vez mais destaque com as tendências de mudança nos modelos de trabalho.

Além de entender como funciona a comunicação por e-mails, mídias sociais e outras plataformas de mensagens internas, o profissional do futuro precisa garantir que a sua comunicação é eficaz e capaz de transmitir mensagens claras em cada um desses canais, independentemente de quem seja o público.

Habilidades de base digital

De maneira geral, as habilidades de base digital se referem aos conceitos mais básicos necessários para a utilização correta e eficiente de ferramentas digitais.

Essa categoria de digital skills envolve o entendimento de tecnologias e ferramentas necessárias para o futuro do trabalho, assim como boas práticas para garantir a segurança digital e o bom uso da conectividade de dados e informações em crescimento.

Resolução de problemas

Seja qual for a sua área de atuação, profissionais capazes de resolver problemas complexos serão sempre valorizados e procurados pelas empresas.

Com um nível de adoção tecnológica cada vez maior e a criação de sistemas e ferramentas específicas, profissionais que querem se preparar para o futuro devem começar desde já a desenvolver suas habilidades de resolução de problemas.

Transações

As digital skills de transações tratam especificamente das trocas realizadas por meio de plataformas digitais, sejam essas trocas relacionadas diretamente ou não a valores monetários.

Essa habilidade se refere ao entendimento dos processos de compra e venda de produtos ou serviços no ambiente online, bem como à utilização de pagamentos online de maneira segura, mas também compreende as trocas de informações entre duas partes, como as que ocorrem na utilização de formulários em sites.

Tratamento de informação e conteúdo

Por fim, as habilidades de tratamento de informação e conteúdo dizem respeito às práticas necessárias não só para encontrar conteúdo, mas também para a validação desse conteúdo e a veiculação em diferentes canais.

Isso significa que o profissional deve entender como utilizar motores de busca da maneira correta, como checar a veracidade das informações encontradas, e como preparar e consumir conteúdos em diferentes formatos e momentos do dia a dia.

Como desenvolver as habilidades necessárias para o futuro do mercado de trabalho?

Apesar de estarmos falando sobre habilidades e tecnologias focadas no futuro, a verdade é que a forma de desenvolver e melhorar essas skills não é nenhuma novidade: por meio dos estudos.

Assim como fazemos para adquirir qualquer nova habilidade ou conhecimento, estudar é um passo essencial na jornada de quem quer se preparar para o futuro.

Além de buscar conteúdos disponíveis na internet e estudar por conta própria, buscar instituições de ensino reconhecidas e começar uma trilha de aprendizagem formal pode te ajudar a acelerar esse processo de desenvolvimento.

Se você não quer deixar o momento passar e começar hoje mesmo a investir na sua carreira profissional, aqui vai uma ótima notícia: a Provi pode te ajudar a alcançar seus objetivos.

Com as nossas soluções de crédito educacional, milhares de profissionais já conseguiram investir no seu desenvolvimento de maneira prática, rápida e segura. Para saber mais sobre como podemos te ajudar a transformar a sua carreira, clique no link e descubra como funciona o crédito estudantil.

Quais são as profissões do futuro?

Adivinhar o futuro não é nada fácil, e afirmar com total certeza quais serão as profissões mais valorizadas nos próximos cinco, dez ou vinte anos também é uma tarefa bastante complicada.

Apesar de já ser possível identificar algumas tendências, a própria velocidade com que as mudanças ocorrem atualmente torna cada vez mais difícil fazer previsões certeiras em um longo período de tempo.

Com um ambiente em constante transformação, um número infinito de coisas pode acontecer e inviabilizar qualquer previsão feita no presente.

Considerando tudo isso e analisando o mercado atual e algumas tecnologias emergentes, ainda podemos identificar algumas carreiras com sinais promissores de valorização nos próximos anos.

Vale ressaltar que mesmo profissões que já existem atualmente podem ser indicadas como profissões do futuro devido ao aumento da sua importância no mercado de trabalho por conta de mudanças na forma como as empresas e a sociedade se organizam.

Enfim, vamos agora conferir uma lista com as dez carreiras com maior potencial de se tornarem as profissões do futuro.

Analistas de dados ou big data

Você já deve ter escutado ou lido várias vezes que dados são o novo petróleo, e isso porque cada vez mais as empresas estão utilizando dados e informações para orientar suas decisões de negócio.

A quantidade de dados que é produzida, coletada e analisada atualmente é gigantesca, principalmente por conta do número cada vez maior de aparelhos tecnológicos utilizados pelas pessoas no dia a dia.

Desde televisões, computadores, assistentes de voz, relógios inteligentes e as centenas de milhares de aplicativos que são utilizados todos os dias em nossos celulares, todas essas coisas estão gerando dados e mais dados que podem ser posteriormente analisados pelas organizações responsáveis.

Essas informações podem ser utilizadas das mais diferentes formas, desde descobrir tendências de mercado até compreender o comportamento do consumidor e identificar oportunidades de negócio, mas para que tudo isso aconteça é preciso que alguém trate e analise todas essas informações – e é aí que entram os analistas de dados.

Esse profissional é responsável por organizar, categorizar e cruzar esse oceano de dados para conseguir extrair informações valiosas para as organizações, que podem ser tanto empresas privadas como instituições públicas e serviços governamentais.

Apesar de ser uma profissão que já existe, o mercado de trabalho para quem atua na área de dados tende a crescer cada vez mais, acompanhando a evolução das tecnologias de coleta, organização e análise de dados disponíveis.

Especialistas em segurança da informação

Outra profissão que vem ganhando mais e mais espaço conforme as empresas adotam plataformas digitais como parte integral de suas operações é a de especialista em segurança da informação.

Você deve se lembrar de alguma notícia anunciando vazamento de dados de grandes empresas, e quando isso acontece as empresas acabam sendo fortemente cobradas não apenas pelos seus clientes como também pelos investidores que demandam reforços nas estruturas de segurança de informações internas.

Toda essa preocupação está relacionada ao que já foi discutido na profissão de analista de dados. Se dados são o novo petróleo, um vazamento de dados e informações significa basicamente que a empresa está perdendo dinheiro e disponibilizando informações valiosas e sensíveis para qualquer pessoa acessar.

Se pelo lado da empresa isso significa prejuízo financeiro, quando esses vazamentos envolvem informações pessoais dos consumidores isso gera um problema ainda maior relacionado a questões de privacidade de dados e segurança tecnológica.

Imagine uma falha na segurança de informações de uma instituição financeira, por exemplo, que disponibilize os dados bancários de seus clientes. Pessoas e organizações mal intencionadas podem usar essas informações para praticar fraudes e golpes que prejudicam não só a empresa e os consumidores, mas até mesmo familiares e amigos dessas pessoas.

Por isso, a carreira de especialista em segurança da informação é cada vez mais valorizada pelas empresas com o objetivo de garantir a confidencialidade, integridade, autenticidade e disponibilidade de informações de maneira adequada e segura.

Desenvolvedores de software

Essa é uma carreira que já foi mencionada lá no início deste artigo, mas vale reforçar a importância que profissionais de desenvolvimento de software têm e vão continuar tendo no futuro do mercado de trabalho.

Atuando como os principais responsáveis pela criação da maioria das ferramentas e plataformas digitais utilizadas tanto por empresas quanto por outros profissionais para suas atividades diárias, a carreira em desenvolvimento de software segue sendo uma ótima opção para quem quer se manter relevante no mercado.

Outro ponto interessante da profissão de desenvolvedor de software é a variedade de opções e especializações que esse profissional pode adquirir de acordo com os seus próprios interesses e objetivos pessoais.

Além das diversas linguagens de programação existentes no mercado, desenvolvedores de software podem ainda decidir em que tipo de produto querem trabalhar, como programas empresariais ou até jogos de celular, e até em qual indústria atuar, do mercado financeiro até a área de recursos humanos.

Como já foi mencionado anteriormente, essa é uma profissão muito valorizada mesmo nos dias de hoje, e é por isso que cada vez mais pessoas decidem buscar capacitação e formação na área para conquistar as oportunidades existentes.

Essa demanda tende a aumentar cada vez mais conforme soluções de software passam a ser adotadas em larga escala por organizações de diversos setores, mas vale lembrar que é importante investir em uma formação de qualidade para conseguir se destacar em um mercado de trabalho exigente como esse.

Profissionais de marketing digital

Outra carreira que vem ganhando destaque e tende a ser cada vez mais procurada e valorizada pelas empresas é a do profissional na área de marketing digital, figura essencial para o crescimento das organizações no mundo atual.

Com o surgimento constante de novas tecnologias que alteram a forma como as pessoas se comunicam, compram, consomem e produzem informação, ter o apoio de um profissional para entender as necessidades do consumidor moderno e criar estratégias para conquistar a sua atenção é um elemento chave para as empresas.

Embora muitas pessoas imaginem que marketing é simplesmente fazer propaganda, e marketing digital envolve somente a criação de anúncios na internet, a realidade é que esse profissional desempenha um papel muito mais estratégico ao longo da sua atuação.

Além de ser responsável por orientar a comunicação das empresas com o seu público, os profissionais de marketing digital norteiam todo o processo de criação e entrega de valor para o cliente, entendendo suas dores, preferências e interesses para atender a essa demanda da melhor maneira possível.

Outra atribuição desse profissional é entender o mercado em que as empresas atuam, identificando tendências que podem impactar o negócio tanto de maneira positiva quanto de forma negativa, preparando as organizações para enfrentar possíveis ameaças e também levantando oportunidades de crescimento.

Essa carreira se mantém relevante exatamente por ser uma figura tão importante para o sucesso das organizações, e o surgimento constante de novos fatores que podem impactar o ambiente em que as empresas estão inseridas faz com que esse profissional precise estar sempre se atualizando para entregar resultados reais.

Engenheiros e profissões correlatas ao agronegócio

A engenharia é uma área do conhecimento que oferece diversas possibilidades de especialização, e uma que tende a ganhar mais destaque no mercado mundial nos próximos anos é a especialização no agronegócio.

Com a discussão cada vez mais importante sobre formas de garantir a produção de alimento para uma população em constante crescimento, profissionais capacitados para propor soluções para esse tipo de problema complexo passam a ser mais valorizados em todo o mundo.

Além de questões relacionadas à produção de alimentos, esse tipo de profissional pode ainda contribuir para a otimização dos meios de produção, reduzindo a necessidade de recursos naturais, como água e espaço, e até artificiais, como agentes químicos e defensivos agrícolas, nas empresas produtoras.

Outro foco desse profissional deve ser em questões relacionadas à sustentabilidade e preservação do meio ambiente, garantindo que as atividades do agronegócio causem menos ou nenhum impacto ao nosso planeta.

Apesar de todo o potencial de impacto positivo para a sociedade, não são apenas organizações do terceiro setor ou órgãos governamentais que podem se beneficiar desses profissionais.

Pessoas que buscam desenvolver habilidades técnicas da área aliadas a conhecimentos de negócios são altamente valorizadas pelas empresas, que enxergam um grande potencial de retorno para esse tipo de atividade no futuro.

Designer de inovação

Já que falamos tanto sobre inovação, não poderíamos deixar de fora dessa lista os profissionais que atuam bem no centro dessa questão: os designers de inovação.

Essa carreira está envolvida na concepção de novas ideias e conceitos com o potencial de transformar soluções e processos utilizados atualmente de forma a aumentar sua eficiência ou mesmo os benefícios e resultados gerados.

Designers de inovação não se limitam a uma só questão específica, podendo atuar em diversas questões e áreas do conhecimento diferentes de acordo com o contexto e a necessidade da organização em que estão inseridos.

Profissionais da área precisam não apenas desenvolver a capacidade de desenvolver novas ideias, mas também habilidades de análises mercadológicas e tecnológicas para identificar tendências que podem ser combinadas e utilizadas pelas organizações.

Embora essa não seja uma profissão ainda muito comum no Brasil, ela vem ganhando espaço no exterior e se mantém como uma tendência no mercado de trabalho que deve ganhar mais atenção nos próximos anos.

Biotecnólogos

Profissional relacionado à área da saúde, a carreira em biotecnologia também merece destaque como uma das carreiras com maior potencial de se tornar uma profissão do futuro.

Os profissionais da área de biotecnologia analisam e manipulam material biológico com o objetivo de melhorar vários fatores relacionados à saúde humana – desde a produção de alimentos de alta qualidade até a criação de remédios e tratamentos com maior eficácia no tratamento de doenças.

Essa ainda é uma carreira que relaciona o desenvolvimento de tecnologias biológicas com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, característica que reforça o seu potencial de valorização para o futuro da sociedade e do planeta.

Embora os profissionais de biotecnologia possam ser amplamente valorizados pelas empresas, esse tipo de carreira costuma ser mais demandada por indústrias, laboratórios e centros de pesquisa relacionados à área.

Gestor ambiental

A preocupação com o meio ambiente é uma discussão que está em pauta já faz tempo, mas a sua importância só cresce devido não somente ao crescimento da população mundial como das próprias atividades econômicas e processos utilizados pela humanidade que afetam o nosso planeta.

Vivendo em uma situação de recursos finitos, profissionais da área ambiental atuam com o objetivo de não apenas preservar o meio ambiente mas também reverter os impactos negativos causados historicamente.

Essa carreira passa a ser cada vez mais importante e tende a ganhar ainda mais espaço no futuro, como vemos pela dedicação constante de governos de todo o mundo em buscarem formas de enfrentar os desafios ambientais globais.

Contar com o apoio de profissionais especializados em assuntos ambientais para direcionar discussões e iniciativas privadas e públicas em direção a um futuro mais sustentável é essencial para garantir o nosso futuro.

Especialista em inteligência artificial

Uma das tecnologias que mais chamam a atenção atualmente é a inteligência artificial, e essa é uma área que vai ser cada vez mais valorizada pelas empresas conforme seu desenvolvimento evolui.

Especialistas em inteligência artificial podem identificar maneiras de otimizar os processos e atividades das empresas por meio do uso dessa tecnologia, contribuindo para a redução de custos ou até a geração de novas oportunidades de negócio.

Alguns exemplos de aplicações dessa tecnologia em áreas já mencionadas nesse artigo são a criação de fluxos de conversação automatizados, muito usados no marketing, ou mesmo na análise de grandes volumes de dados, como os gerenciados pelos analistas de big data.

Esse tipo de profissional tende a criar uma relação direta com profissionais de outras áreas, não só como nos exemplos de dados e marketing, mas mesmo nas áreas de desenvolvimento de software, inovação e outras, já que essa tecnologia conta com um potencial muito grande de utilização nas mais diversas áreas do negócio.

Gestor de resíduos

Por fim, mais uma das profissões com potencial de destaque no futuro relacionada ao meio ambiente: a figura do profissional de gestão de resíduos.

Os processos produtivos e impactos gerados pela humanidade não afetam o meio ambiente somente com a extração e exploração de recursos naturais, mas também na hora de descartar os resíduos gerados ao final de todo o processo de produção e consumo.

Mais do que se preocupar com a destinação dos resíduos gerados pelas organizações e evitar que esse descarte acabe sendo realizado de maneira incorreta no meio ambiente, profissionais da área de gestão de resíduos podem também atuar na otimização do uso desses recursos por meio da reciclagem.

Gerenciar uma cadeia de logística reversa e buscar maneiras de reaproveitar resíduos produzidos pelas organizações são outras responsabilidades desse tipo de profissional.

Como se preparar para as profissões do futuro

Conseguir uma boa oportunidade de emprego é o sonho de muitas pessoas, mas mais do que se preocupar com a carreira no curto prazo, é importante que os profissionais de hoje estejam atentos às mudanças que podem impactar o mercado de trabalho no futuro.

Investir não só em atualizar conhecimentos já existentes, mas também em desenvolver novos conceitos e habilidades permite que você mantenha a sua empregabilidade e relevância no futuro e preparando sua carreira profissional para o sucesso no longo prazo.

Os profissionais de hoje podem desde já conferir tendências e habilidades que serão importantes para o futuro do trabalho, independentemente de qual seja a área de atuação escolhida.

Esse também é um ponto que deve ser observado de perto por infoprodutores e instituições de ensino que querem se manter relevantes para seus clientes, abordando temas e produzindo conteúdos alinhados às necessidades futuras do mercado.

Se você busca uma ajuda para melhorar os seus resultados de negócio sem aumentar a sua carga de trabalho operacional, entre em contato com a equipe da Provi para descobrir como podemos te ajudar com a nossa solução de checkout completa.

Veja mais sobre o autor

Suporte Infra