Campanha Black Friday: como fazer e impulsionar suas vendas?

Confira dicas para fazer uma campanha na Black Friday que garanta a satisfação dos seus clientes e acelere os seus resultados de vendas.

Já não é novidade para ninguém que é durante a Black Friday que várias empresas lançam promoções e ofertas imperdíveis – claro, aproveitando esse momento para atrair centenas de novos clientes e aumentar o número de vendas.

Embora essa seja uma prática conhecida, será que você sabe quais são as melhores estratégias para realmente bater seus recordes de vendas durante essa época?

Separamos neste artigo as principais informações sobre a Black Friday e o que você pode fazer para aproveitar ao máximo essa oportunidade de acelerar as suas vendas, então continue lendo para saber mais.

Além disso, se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, inscreva-se no webinar gratuito organizado pela Provi que vai trazer experts de peso para ensinar tudo o que você precisa saber para fazer a sua Black Friday valer a pena.

Após todas essas informações, vamos partir para o que importa – e começando pelo começo: 

De onde surgiu a Black Friday?

Como o nome em inglês já dá a dica, a Black Friday nasceu nos Estados Unidos a partir de um termo usado na cidade de Filadélfia para se referir a uma partida clássica de futebol americano universitário que sempre acontecia entre dois grandes feriados no país: o Dia de Ação de Graças e o Natal.

Com o aumento na movimentação de pessoas pela cidade por conta do esporte combinado ao aumento natural nas vendas que acontece entre os feriados citados, as lojas aproveitavam essa oportunidade para liquidar seus estoques e aumentar as vendas com ofertas especiais e promoções agressivas.

Com o tempo, o termo Black Friday foi se tornando cada vez mais conhecido como sinônimo de boas oportunidades para comprar e vender, e com o aumento do comércio pela internet essa prática acabou crescendo ainda mais e foi adotada ao redor de todo o mundo.

Hoje, é comum que as pessoas esperem até a Black Friday para conseguir aproveitar as melhores ofertas e garantir as compras dos sonhos, planejando tudo desde o começo do ano.

Black Friday no Brasil

O Brasil foi um dos países que adotou fortemente a Black Friday, com uma primeira experiência em 2010 que rendeu um faturamento de quase 3 milhões de reais para os cerca de 50 varejistas que participaram.

Se a primeira vez foi boa, a segunda mostrou que o potencial era ainda maior: em 2011 a Black Friday brasileira registrou quase 100 milhões de reais de faturamento. Desde então, a cada ano mais marcas aproveitam essa oportunidade e lançam as mais diversas promoções para garantir uma fatia de todo esse faturamento – algo que nem a pandemia conseguiu parar, com a força das lojas online ajudando a registrar um crescimento de 31% em relação ao ano anterior.

Mais recentemente, em 2021, 7,6 milhões de compras foram realizadas, somando mais de 5,4 bilhões de reais em vendas.

Trazendo essas informações para o mercado educacional, os números não deixam dúvidas de que essa é realmente uma ótima oportunidade para quem sabe aproveitar.

Durante a Black Friday 2021 da Provi, mais de 43 milhões de reais foram financiados nas mais diversas áreas do conhecimento, desde medicina e tecnologia até marketing e vendas.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Globo mostra que as expectativas dos consumidores para a Black Friday 2022 indicam que esses números não devem abaixar tão cedo.

O estudo identificou que 26% dos consumidores pretendem aumentar seus gastos com educação em 2022, um ótimo sinal que mostra que o mercado vai continuar aquecido para essa próxima Black Friday.

Quando é a Black Friday?

A Black Friday acontece entre um dos principais feriados dos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças, e o Natal.

De maneira geral, a Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, sendo que, em 2022, essa data será no dia 25 de novembro.

Vale lembrar que essa tradição já acontece há muito tempo nos Estados Unidos, tendo começado na década de 1960 e só depois começou a se popularizar no Brasil e no mundo – o que ajuda a explicar como o país acumula números tão impressionantes quanto os quase 9 bilhões de dólares em vendas registrados apenas no online durante a Black Friday 2021.

Como são as melhores campanhas de Black Friday?

Essa rápida revisão histórica já serviu para deixar claro como essa é uma data imperdível para quem vende algum produto ou serviço e quer aumentar muito as vendas, mas é claro que não dá para esperar conseguir bons números sem organizar uma campanha de qualidade.

Para conseguir realmente aproveitar essa oportunidade e ter os melhores resultados possíveis, é essencial se preparar com antecedência e ter uma estratégia montada especialmente para a Black Friday.

Você que está aqui no blog da Provi lendo esse artigo já pode ter certeza de que pegou o caminho certo! Estudar e buscar informações sobre o tema é o primeiro passo para construir uma estratégia eficaz.

Nos próximos tópicos deste texto você vai conferir várias dicas importantes para montar uma campanha de Black Friday, além de exemplos de ações pensadas para essa data e como impulsionar os seus resultados.

Agora, se você quer se aprofundar ainda mais no assunto, não deixe de conferir também o ebook criado pela Provi “Guia Blue Friday 2022: dicas para seu curso vender mais na Black Friday”.

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Vale ainda conferir o webinar produzido pela Provi para te ajudar a destravar a sua Black Friday e conquistar ainda mais alunos. As inscrições são gratuitas, e você pode participar clicando aqui.

Agora, confira quais são as principais características das melhores campanhas de Black Friday para saber como construir a sua própria estratégia.

1. Usam uma estratégia de pré-campanha

Ao invés de esperar até a data exata da Black Friday para lançar a sua campanha, realizar uma pré-campanha pode ser uma ótima maneira de começar a chamar a atenção do mercado antes da Black Friday começar, aquecendo seu público e potencializando as vendas no geral.

Sendo uma data tão importante para as vendas, é normal que várias empresas – incluindo os seus concorrentes – façam todo o possível para conquistar a atenção do público, e isso fica cada vez mais forte conforme a Black Friday se aproxima.

Começar a sua divulgação com antecedência garante que você vai se destacar e sair na frente da concorrência, tendo mais tempo para informar os seus potenciais clientes que eles devem conferir as suas ofertas quando a Black Friday chegar.

2. Analisam os concorrentes

Estudar a concorrência é fundamental para qualquer fase do seu negócio, mas em épocas como a Black Friday essa prática fica ainda mais importante.

Além de analisar as estratégias que os seus concorrentes estão usando para conquistar o mercado, saber os preços que eles estão praticando vai ajudar você a definir o seu próprio preço e posicionamento. Afinal, em uma época cheia de descontos e promoções você não quer cobrar um preço que esteja fora do mercado e acabar perdendo clientes.

Preste atenção nos principais canais de comunicação dos seus concorrentes e comece a monitorá-los o quanto antes, garantindo que você saiba todos os seus movimentos e possa se preparar para não perder público.

Uma boa estratégia é seguir as redes sociais dos concorrentes e até mesmo se inscrever nas suas newsletters ou listas de notificações, assim você garante que vai ficar por dentro de tudo e não perde nenhuma novidade.

3. Conhecem seu público

As melhores campanhas de Black Friday são realizadas de maneira altamente segmentada, oferecendo apenas as ofertas mais relevantes para cada perfil de cliente.

Assim como o monitoramento e análise da concorrência, ter uma descrição clara do perfil do seu consumidor é essencial para o sucesso do seu negócio em qualquer ocasião, e isso não seria diferente durante essa época.

Você deve entender da maneira mais detalhada possível quais são os interesses e necessidades do seu público, além de identificar quais são as suas expectativas em relação a Black Friday.

Essas informações vão te ajudar a planejar não apenas quais serão as suas ofertas e promoções especiais, mas também qual a melhor maneira de comunicar tudo isso de uma maneira que realmente chame a atenção do público e aumente as suas chances de vendas.

4. Ampliam seus canais de comunicação

A Black Friday é uma época fora do comum tanto para empresas quanto para consumidores, por isso vale a pena também sair do comum na hora de se comunicar com o público.

Busque novas maneiras de entrar em contato com seus potenciais clientes em canais que sejam relevantes para eles e que passem a sua mensagem do jeito certo, pensando sempre em como cada pequena ação contribui para aumentar as suas vendas.

As análises de concorrência e estudos de público mencionados nos tópicos anteriores vão ser de extrema importância para te ajudar a ter novas ideias de como e onde focar seus esforços de comunicação.

Lembre-se: para a sua estratégia dar certo, é essencial que o público saiba o que você está fazendo. Investir em uma comunicação de qualidade é uma característica fundamental para o sucesso da sua campanha de Black Friday.

5. Criam uma jornada completa

É importante pensar em todo o caminho que o seu cliente vai percorrer até chegar no momento da compra durante as suas ações da Black Friday. Não só as ofertas e promoções devem ser boas, mas a experiência de compra como um todo deve ser positiva.

Garanta que a sua comunicação é clara e completa para que o consumidor se sinta seguro e confiante ao longo de todo o processo, incluindo qualquer outro tipo de interação que ele tenha com o seu negócio antes ou depois da compra.

Essa preocupação com a jornada do consumidor vai ajudar não só no sucesso da sua campanha de Black Friday, como também na fidelização dos seus clientes ao longo do tempo.

6. Planejam sua estratégia de marketing para Black Friday

Trabalhando com cursos e produtos digitais, você já deve ter se acostumado a montar uma estratégia de marketing digital para lançamentos do seu negócio, e isso vai ser muito útil para o sucesso da sua Black Friday.

Uma estratégia de marketing bem construída permite que você tenha total consciência de quais são os seus objetivos durante essa campanha de vendas, quais atividades precisam ser executadas para conseguir alcançar esses objetivos, e quais métricas pode acompanhar para analisar o desempenho ao longo do tempo e fazer os ajustes necessários.

Sem entrar muito em detalhes específicos, existem duas abordagens interessantes que você deve ter em mente para alavancar os resultados da sua Black Friday:

  1. Venda para quem já é cliente

É mais fácil vender de novo para quem já te conhece do que vender para alguém completamente novo, por isso garanta que sua comunicação digital está se conectando também com a sua base existente de clientes e ofereça benefícios exclusivos para que esses consumidores voltem a comprar com você.

  1. Segmente suas ações digitais de acordo com o público

Crie ofertas específicas para tipos específicos de clientes, e isso pode ser feito ao entender quem é que compra cada um dos seus produtos ou serviços e construindo estratégias e ações focadas em cada um desses perfis diferentes.

7. Estão preparadas para o aumento de demanda de vendas na Black Friday

O objetivo de qualquer empresa durante a Black Friday é conseguir o maior número possível de vendas, mas é necessário organizar o seu negócio para dar conta de toda essa demanda fora do comum.

Garantir que a sua empresa dá conta de atender todos os pedidos, dar suporte aos consumidores, tirar dúvidas do público e entregar uma boa experiência de compra durante esse período atípico é de extrema importância para não queimar a sua imagem no mercado.

Quem compra de você na Black Friday pode voltar a comprar suas ofertas no futuro, mas para isso é preciso que esse primeiro contato seja agradável e de alta qualidade, fidelizando o público conquistado.

Vale lembrar também que, embora produtos digitais e cursos não tenham esse tipo de problema, quem trabalha com vendas físicas precisa preparar o estoque para não ter nenhum problema com o aumento nas vendas e acabar deixando de vender para consumidores interessados.

Reforçar o estoque com uma compra maior no seu fornecedor pode te ajudar a conseguir preços melhores que podem resultar em ofertas ainda mais atraentes para o consumidor final – e você ainda não gera a péssima experiência de não conseguir atender algum cliente.

8. Preparam o atendimento para a Black Friday

Se só quem faz vendas físicas precisa se preocupar com questões de estoque, entrega e logística no geral, o atendimento ao consumidor é um ponto de atenção para qualquer empresa que decida participar da Black Friday.

Garantir atendimento e suporte de qualidade já é essencial para uma boa experiência do cliente em qualquer situação, mas conseguir fazer isso durante uma época em que todas as empresas estão sobrecarregadas pela alta demanda vai fazer você se destacar como uma alternativa realmente confiável.

Deixe claro ao longo de toda a jornada do seu cliente como e onde ele pode buscar suporte e atendimento da sua empresa para resolver qualquer problema, e prepare sua equipe ou processos internos para atender um volume muito maior que o comum.

Lembre-se: além de conseguir novos clientes, essa também é uma chance para fidelizar esse público e garantir novas oportunidades de venda no futuro.

Exemplos de ações de Black Friday para e-commerce

Agora que você conferiu as características mais presentes em campanhas de sucesso para a Black Friday, chegou a hora de vermos um pouco mais sobre como as suas ações promocionais podem acontecer na prática.

Os exemplos que você vai conferir a seguir são todos focados na realidade de quem trabalha com infoprodutos, cursos e outros negócios digitais, mas não deixe de investir algum tempo pensando em como deixar a sua ação ainda mais personalizada para o seu próprio negócio.

Use as ideias abaixo como inspiração para desenhar a sua própria campanha de maneira que ela tenha a cara da sua empresa e atenda às necessidades e interesses reais do seu público.

Monte pacotes especiais de cursos

Se a sua empresa já vende diversos cursos separadamente, a Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para criar pacotes de cursos com descontos especiais.

Combine conteúdos diferentes que façam sentido juntos e crie uma oferta promocional para esse pacote especial, assim o valor percebido pelo seu público vai ser ainda maior e as chances de venda aumentam.

Ofereça réguas de descontos progressivos

Outra forma de oferecer descontos e ainda incentivar que os clientes comprem mais de um só infoproduto na mesma compra é oferecendo descontos progressivos, ou seja, que aumentam conforme o consumidor aumenta a compra.

Essa estratégia segue uma lógica crescente como 5% de desconto na compra de um produto, 10% de desconto na compra de dois produtos, 15% na compra de três produtos e assim em diante.

Além de estimular o público a aumentar o volume das suas compras, esse tipo de ação é interessante para estimular os consumidores a conhecerem e testarem outros produtos que talvez eles não estivessem buscando desde o início.

Crie um cupom de descontos exclusivo para a Black Friday

Os cupons promocionais já são muito conhecidos pelo público, e essa é uma alternativa amplamente usada pelas empresas exatamente porque ela funciona.

Crie um cupom de desconto exclusivo para a sua campanha de Black Friday e garanta que seu público tenha acesso a essa oportunidade de comprar as suas ofertas aproveitando condições especiais.

Faça parcerias pontuais e vendas em conjunto

Uma estratégia que também pode trazer bons resultados durante a Black Friday é buscar parcerias com outras instituições de ensino ou infoprodutores relevantes para a sua área.

Firme parcerias que façam sentido para o seu negócio e para o seu público, aproveitando esse momento para construir em conjunto ofertas especiais para essa data.

Essa estratégia ajuda não só a aumentar o valor entregue ao público como também pode ainda expandir o seu alcance ao conseguir se comunicar com a audiência do parceiro selecionado.

Prepare descontos e bônus exclusivos

Quando falamos de Black Friday, a primeira coisa que o público pensa é nos descontos e bônus especiais oferecidos pelas empresas nessa época.

Ofereça descontos de verdade para não correr o risco de prejudicar a reputação da sua marca ao cobrar o famoso “metade do dobro”, algo que ainda pode ser visto por aí e que causa grandes danos de imagem para as empresas que são pegas fazendo isso.

Já sobre os bônus exclusivos, a sua empresa pode, por exemplo, oferecer uma sessão de mentoria, acesso a uma masterclass exclusiva ou até a algum material adicional de forma gratuita, aumentando o valor entregue ao público que comprar de você durante a campanha promocional.

Cashback

Mais uma estratégia que vem se popularizando nos últimos anos, o cashback é uma ótima forma de chamar a atenção dos consumidores e ainda incentivar que eles voltem a comprar de você no futuro.

O funcionamento é simples: o cliente recebe de volta parte do dinheiro gasto ao comprar de você pela primeira vez e pode usar esse crédito para comprar novamente no futuro.

Além de incentivar o consumidor a comprar novamente com você, essa abordagem também é interessante porque pode acabar contribuindo para aumentar o tíquete médio da sua empresa durante a Black Friday.

Disponibilize formas de pagamento flexíveis para o público

Um dos principais fatores que aumentam as chances de compras online é a flexibilidade de pagamento, e quem quer aproveitar a Black Friday ao máximo precisa garantir que a solução de pagamento utilizada garante essa flexibilidade ao público.

Opções como o pagamento por cartão de crédito e o parcelamento das compras não podem ficar de fora da sua estratégia de vendas, mas também vale a pena investir em alternativas como o boleto parcelado.

Essa forma de pagamento diferenciada é bastante interessante para atingir consumidores desbancarizados ou sem limite suficiente no cartão de crédito para realizar compras de valores mais elevados, e é por isso que ela pode te ajudar a alcançar um público novo e conquistar receita incremental, melhorando ainda mais os resultados da Black Friday.

Soluções como o ProviPay permitem ao seu negócio oferecer o parcelamento em até 36 vezes no boleto, garantindo que o seu público não tenha nenhuma dificuldade para concluir o pagamento.

Trabalhe com vales-presente ou gift cards

Outra opção que pode ser usada tanto durante a Black Friday como ao longo do ano todo são os gift cards, ou vales-presente.

Uma maneira de tornar essa alternativa especialmente atrativa durante a Black Friday é combinando ela com alguma outra ação como as citadas anteriormente, por exemplo, vendendo vales-presente com descontos exclusivos para esse período.

Assim as pessoas podem comprar um vale-presente de determinado valor pagando um pouco menos, o que garante a economia do cliente mesmo se ele não quiser comprar logo naquele momento.

Como fazer uma boa propaganda de Black Friday?

Com todas as ideias apresentadas no tópico anterior você já tem alternativas mais do que suficientes para conseguir desenhar a própria campanha de Black Friday e conseguir quebrar recordes de vendas durante essa data.

Além das sugestões mencionadas, existem ainda algumas medidas que você deve tomar para garantir que está aproveitando ao máximo essa oportunidade de acelerar as vendas sem gerar impactos negativos para a sua empresa e incentivando o crescimento do negócio ao longo do tempo.

Entre essas ações, as principais são: explore os canais de vendas, crie senso de urgência, aumente o prazo da Black Friday, não ofereça descontos maquiados e faça uma pesquisa de satisfação pós Black Friday.

Explore os canais de vendas

A comunicação é essencial para o sucesso da Black Friday, por isso, além de manter ou até aumentar a sua publicidade do dia a dia, não deixe de explorar novos canais que podem ajudar a atingir o seu público mesmo em meio ao turbilhão de anúncios que costuma ser lançado no mercado em épocas como essa.

Invista em uma estratégia de comunicação integrada e consistente por todos os canais utilizados, utilizando desde opções mais comuns como Facebook e Instagram até alternativas consideradas mais refinadas como o Google Ads e até mesmo email marketing.

Desenhe o seu planejamento sempre com o objetivo de atingir o seu público com o argumento de vendas certo no momento certo para conquistar todas as vendas possíveis.

Crie senso de urgência

A estratégia do senso de urgência já é bastante conhecida por quem costuma usar esse gatilho mental como característica dos seus lançamentos de produtos, exatamente por ser uma ótima forma de estimular o público a concluir uma compra o quanto antes para não perder nenhum benefício exclusivo.

Com todas as ideias e sugestões apresentadas anteriormente nesse artigo, você com certeza já criou ofertas diferenciadas para lançar no mercado durante a Black Friday, mas os seus clientes precisam entender de maneira clara que essas oportunidades têm data para começar e também para acabar.

O período de Black Friday em si mesmo deve funcionar como um intervalo imperdível de compras, e quem não fizer negócios nessa época precisa entender que as ofertas não estarão mais disponíveis quando esse intervalo de oportunidades acabar.

O senso de urgência é um dos motivos que tornam tão importante realizar uma comunicação agressiva e abrangente antes mesmo da Black Friday chegar, garantindo que seus clientes saibam quando as suas ofertas especiais vão começar e terminar, permitindo que as pessoas se preparem com antecedência para comprar com você.

Aumente o prazo da Black Friday

As empresas que já se beneficiaram do aumento das vendas durante a Black Friday ficam sempre com um desejo de que o dia durasse mais que apenas 24 horas para conseguir vender ainda mais – e é praticamente isso que muitos negócios fazem.

Com resultados tão positivos para quem trabalha com vendas nessa época do ano, já se tornou comum a prática de aumentar a duração da Black Friday para mais de um dia ou fim de semana, e é daí surgem coisas como Black Week ou Black Month, isso sem falar de casos mais específicos como a Cyber Monday para produtos eletrônicos.

Esse aumento da duração pode ser uma boa estratégia para trazer ainda mais vendas para sua empresa, mas é importante lembrar que, mesmo se o prazo da sua Black Friday for maior, ela deve acabar em algum momento.

As ofertas dessa época devem ser algo realmente fora do comum, e isso só vai fazer sentido se a sua empresa voltar ao normal em algum momento. Se todo dia for especial, nenhum dia vai acabar sendo especial de verdade.

Também vale reforçar aqui o ponto anterior: crie senso de urgência. Independentemente de quanto tempo durar a sua Black Friday, garanta que o público saiba quando ela começa e quando ela termina.

Não ofereça descontos maquiados

Se variações da Black Friday como a Black Week mencionada no tópico anterior já se tornaram comuns e podem ser uma coisa positiva para o seu negócio, tem uma variação que você quer manter bem longe da sua marca: a Black Fraude.

Não é difícil encontrar empresas que passam os dias ou semanas antes da Black Friday elevando pouco a pouco os seus preços para depois anunciar descontos falsos que, na verdade, só fazem o preço voltar ao normal. É a famosa metade do dobro.

Se isso parece uma boa estratégia para você aumentar o faturamento na Black Friday, é melhor já mudar de ideia.

O mercado está cada vez mais de olho nesse tipo de prática, inclusive com o apoio de organizações como o ReclameAqui que monitoram os preços ao longo do tempo para identificar esse tipo de promoção fraudulenta e proteger os consumidores que compram durante a Black Friday.

Fique longe desse tipo de fraude para manter a boa reputação da sua empresa e a alta satisfação dos seus clientes. Lembre-se: com um bom planejamento é possível oferecer condições especiais na Black Friday sem deixar de garantir o aumento no faturamento do seu negócio.

Faça uma pesquisa de satisfação pós Black Friday

A Black Friday é um período extremamente intenso, tanto para quem compra quanto para quem vende.

Lidar com esse momento atípico pode ser bastante cansativo, e querer alguma tranquilidade logo depois dessa correria toda é mais do que normal, mas não esqueça que os negócios precisam continuar rodando.

Lembre-se que depois da Black Friday, além de analisar quais foram os resultados financeiros que seu negócio obteve, você pode também buscar uma opinião qualitativa de quem mais importa nessa história toda: o seu cliente.

Organize uma pesquisa de satisfação com as pessoas que compraram de você nesse período para entender quais foram os pontos que mais agradaram ao longo da experiência de compra e também o que poderia ser melhorado.

Identificar os pontos fortes e fracos da sua campanha pelo ponto de vista dos consumidores vai te ajudar a desenvolver uma visão mais completa do negócio, e assim você começa a ter cada vez mais informações para planejar uma ação de sucesso ainda maior no ano seguinte.

Como impulsionar campanhas para Black Friday?

As ações do tópico anterior oferecem algumas boas práticas que podem não só melhorar os resultados do seu negócio durante a Black Friday como também evitar algum dano que pode prejudicar a sua marca ao longo do tempo.

Além de todos os pontos discutidos até aqui, existem ainda algumas estratégias que você pode colocar em prática para alavancar os resultados da sua campanha especial.

Entre essas estratégias, as principais são: tenha uma boa base de leads, invista em anúncios específicos para a Black Friday, diversifique os meios de pagamento, invista na estrutura do site, tenha cuidado com o frete, e conte com ferramentas de automação.

Confira abaixo cada uma dessas estratégias em detalhe e veja como conquistar os melhores resultados possíveis com os seus esforços de vendas para a Black Friday.

Tenha uma boa base de leads

Já deu para perceber que trabalhar com antecedência é uma ótima forma de garantir resultados otimizados para a Black Friday, e formar uma boa base de leads é mais um dos benefícios colhidos por quem se antecipa.

Se você seguir as dicas apresentadas nesse artigo e começar a comunicar sua campanha com antecedência para o público, uma das vantagens que seu negócio vai ter é a construção de uma base de leads qualificados para aumentar seu poder de vendas.

Além de coletar novos leads, use seu plano de comunicação para atualizar informações da base já existente, garantindo que você tenha dados corretos e de qualidade para orientar as próximas etapas da sua campanha.

Outro ponto positivo de ter uma boa base de leads é que isso permite realizar pesquisas e análises para identificar de maneira ainda mais certeira quais são os interesses desse público, o que vai te ajudar na hora de construir as suas ofertas de Black Friday.

Toda essa inteligência vai permitir que você lance comunicações segmentadas e personalizadas que chamem a atenção do público e que tenha altas chances de converter em novas vendas.

Invista em anúncios específicos para a Black Friday

Como já foi falado anteriormente, a Black Friday é um momento fora do comum para quem vende e para quem compra, então é claro que a sua comunicação não pode ser a mesma de sempre.

Depois que você tiver definidas quais serão as suas ofertas, promoções e também os públicos mais importantes para a sua campanha promocional, faça anúncios especialmente criados para essa ocasião.

Não importa se você decidiu fazer anúncios no Facebook, Instagram, Google ou até mesmo anúncios físicos, o importante é que fique claro que você está oferecendo benefícios fora do comum para o mercado, chamando a atenção dos clientes e garantindo as vendas de Black Friday.

Essa é uma data especial, e isso precisa ficar claro para que o público se sinta realmenta atraído para comprar.

Diversifique os meios de pagamento

Já falamos sobre a importância de oferecer uma boa experiência de compra especialmente durante a Black Friday, mas esse ponto é tão importante que vale a pena um lembrete.

Depois de tanto esforço para chamar a atenção dos seus consumidores, criar ofertas diferenciadas, estudar a concorrência e lançar toda a sua estratégia de Black Friday no mercado, a última coisa que você quer é perder um cliente por não ter a melhor forma de pagamento disponível.

O pagamento é a etapa final da sua venda, e nesse momento tão decisivo é essencial que você permita aos seus clientes escolherem a melhor entre várias opções diferentes na hora de pagar – e contar com uma plataforma de checkout confiável pode te ajudar muito nesse momento.

Com o ProviPay, por exemplo, você oferece aos seus clientes não apenas as opções de pagament tradicionais como o cartão de crédito em até 12 vezes, mas também alternativas diferenciadas como o boleto parcelado em até 36 vezes.

Se você quiser garantir que o seu negócio tenha todas essas facilidades para oferecer aos seus consumidores e aumentar ainda mais o potencial da sua Black Friday, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui.

Invista na estrutura do site

Assim como é importante criar anúncios específicos para a Black Friday e garantir que seus clientes tenham uma boa experiência na hora do pagamento, também vale a pena preparar a infraestrutura tecnológica do seu site para essa ocasião.

Uma boa alternativa pode ser a criação de landing pages ou hotsites alinhados à sua estratégia e usar esses canais para centralizar todas as informações mais importantes para os seus consumidores, sempre garantindo que todo o conteúdo presente nessas páginas esteja bem organizado, completo e relevante para também trazer ganhos de SEO e aumentar o seu alcance no mercado.

Um ponto de extrema importância e que merece ser destacado é garantir que o seu site seja totalmente responsivo, ou seja, que permita uma navegação fácil não apenas via desktop, mas também para quem estiver acessando por aparelhos móveis como tablets e smartphones.

Cada vez mais as pessoas usam seus celulares para navegar na internet e executar as mais diversas atividades online, incluindo pesquisar produtos e fazer novas compras.

Garantir que seu site oferece uma boa experiência de navegação mesmo para quem acessa em dispositivos móveis também faz parte de toda a jornada do cliente e da construção do relacionamento dessas pessoas com a sua marca, por isso não deixe esse ponto de lado quando estiver planejando a sua campanha de Black Friday.

Tenha cuidado com o frete

Essa é mais uma preocupação que deve estar nos planos de quem trabalha com vendas físicas, já que um frete de qualidade também faz parte da jornada do seu cliente e vai contribuir para uma experiência ótima ou péssima no fim das contas.

Além de oferecer opções de frete grátis ou a preços mais baixos, garantir que a entrega seja feita na data programada é essencial para a satisfação do cliente, por isso garanta que a sua estrutura logística esteja preparada para a demanda de uma época tão cheia como a Black Friday.

Embora essas preocupações logísticas sejam exclusivas de quem trabalha com produtos físicos, o paralelo com o tópico anterior sobre a estrutura tecnológica do seu negócio serve para reforçar a importância de uma boa experiência de compra no geral.

Se nas vendas físicas é importante que o consumidor receba o produto dentro do prazo e sem nenhum tipo de dano, no ambiente digital é essencial que a compra possa ser acessada facilmente logo após o pagamento e que os próximos passos estejam claros para todos os consumidores.

O público precisa ter total conhecimento sobre como, onde e quando vai ter acesso ao produto digital adquirido da sua empresa, por isso revise também esses fluxos do seu negócio para garantir que nenhuma falha acabou passando despercebida.

Conte com ferramentas de automação

Além da infraestrutura tecnológica atual do seu negócio, uma boa estratégia para ajudar a alavancar os resultados da sua campanha de Black Friday é contar com o apoio de ferramentas de automação de marketing para aumentar o impacto das suas ações.

Existem diversas ferramentas de automação disponíveis no mercado, muitas construídas de forma a serem facilmente utilizadas mesmo por quem não tem conhecimentos profundos de programação ou experiências anteriores com soluções similares, e elas podem ser grandes aliadas para potencializar os seus esforços.

Um exemplo desse tipo de ferramenta são as APIs de serviços de mensagens individuais, como SMS e WhatsApp. Soluções como essas permitem que você construa uma comunicação direta com um grande número de pessoas de maneira simples e rápida, o que pode ser muito bom para atingir o público em um canal que já faz parte do seu dia a dia.

Quem decide investir um pouco mais de recursos em explorar essas ferramentas de automação pode até mesmo construir soluções de chatbots que podem ser bastante úteis durante a Black Friday, não só para ajudar ativamente na venda das suas ofertas como também para auxiliar consumidores que tenham dúvidas ou alguma necessidade específica de suporte.

Além de soluções de mensagem e chatbots, ferramentas de automação de marketing também podem ajudar o seu negócio a criar campanhas automatizadas de email marketing, alertas internos para o seu time de vendas e várias outras possibilidades.

Usando ferramentas como essas você consegue construir planos de comunicação que são ao mesmo tempo personalizados e escaláveis, por isso não deixe de avaliar as opções disponíveis quando estiver planejando a sua campanha de Black Friday.

Quais os produtos e serviços mais procurados na Black Friday?

Embora empresas e lojas dos mais diversos setores participem da Black Friday, existem alguns produtos e serviços que tradicionalmente estão entre os mais buscados pelos consumidores nessa data.

Acompanhar esses interesses dos consumidores pode também ajudar infoprodutores e outros negócios digitais a identificar quais temas podem ser abordados em seus conteúdos para chamar a atenção do público e aproveitar a alta demanda da Black Friday para aumentar as vendas.

Todos os anos são realizadas diversas pesquisas e levantamentos para identificar quais são essas tendências de interesse do público, e os dados podem ser diferentes dependendo de qual fonte é consultada.

Na lista a seguir, você confere um compilado dos principais produtos e serviços presentes nessas análises:

  • Aparelhos eletrônicos
  • Televisores e equipamentos de vídeo
  • Celulares ou smartphones
  • Eletrodomésticos, eletroportáteis e ventilação
  • Acessórios e calçados
  • Eletrônicos e informática
  • Móveis e decoração
  • Roupas, moda e vestuário
  • Beleza, perfumes, cosméticos e saúde
  • Alimentos e bebidas
  • Livros e papelaria
  • Viagens
  • Artigos esportivos
  • Relógios e jóias
  • Jogos e consoles
  • Produtos para animais de estimação
  • Assinaturas de serviços
  • Artigos para casa
  • Entretenimento
  • Informática em geral

Vale lembrar que essa lista destaca os principais, mas não os únicos interesses dos consumidores durante a Black Friday. Caso você trabalhe com algum tipo de infoproduto que não esteja presente entre os itens citados, apenas garanta que você possa pesquisar e entender quais são os interesses específicos do seu público e trabalhe com base nessa informação.

Reforçando: escolas e infoprodutores também devem ficar ligados para não perder essa oportunidade, porque seu público com certeza vai estar contando com a Black Friday para realizar uma compra aproveitando as condições especiais que o seu negócio vai oferecer.

Se preparando para aproveitar a Black Friday ao máximo

Além de ser a época perfeita para você fazer aquela compra que está sonhando já faz algum tempo, a Black Friday é uma ótima oportunidade para bater recorde de faturamento com o seu negócio digital.

As orientações deste artigo vão te ajudar a elaborar uma estratégia de sucesso para a sua Black Friday ser campeã de vendas, mas para conferir ainda mais insights e ideias sobre o tema e ainda checar o que experts no assunto têm para compartilhar, inscreva-se no webinar preparado pela Provi especialmente sobre esse tema.

Além disso, se você já quiser colocar em prática a dica de garantir diversas formas de pagamento usando uma solução de checkout completa, entre em contato com a nossa equipe para saber como a Provi pode ajudar seu negócio a atingir o sucesso – antes, durante e depois da Black Friday.

E já que falamos tanto de Black Friday, não podemos deixar de mencionar a Blue Friday: a Black Friday da Provi!

A nossa equipe está trabalhando duro em uma campanha exclusiva para acelerar as vendas de infoprodutores, agências e escolas parceiras durante essa época tão agitada e importante que é a Black Friday.

Além do webinar citado anteriormente, estamos preparando ainda mais coisas para ajudar você a aproveitar ao máximo essa oportunidade, então não deixe de acompanhar a Provi para ficar por dentro de todas as novidades e, se não quiser perder mais tempo, entre em contato agora mesmo para se tornar uma empresa parceira da Provi.

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