Infoproduto: o que é, como criar e como faturar com ele

Confira as principais informações necessárias para criar um infoproduto e desenvolver uma estratégia que garanta o sucesso das suas vendas.

Hoje em dia os infoprodutos estão por toda parte – mesmo que você nunca tenha comprado um, já ouviu falar deles.

Esse tipo de produto ganhou muita atenção nos últimos anos principalmente porque oferece um modelo de negócio bastante interessante para quem quer começar o próprio negócio na internet.

Isso não significa que trabalhar com infoprodutos é uma coisa fácil e que qualquer pessoa pode fazer de qualquer jeito. Assim como qualquer outra atividade profissional, o mercado de infoprodutos também exige muita dedicação para trazer retornos financeiros relevantes.

Preparamos esse artigo para ajudar você a entender melhor o que são exatamente infoprodutos, como criar um infoproduto de sucesso, como é possível vender esse tipo de produto e se ainda vale a pena investir nesse mercado.

O que é infoproduto?

Infoproduto é um conteúdo digital criado com o objetivo de ensinar ou transmitir conhecimento sobre determinado assunto. O nome vem da combinação de “informação” e “produto”, ou seja, um produto baseado em informações.

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Esses infoprodutos, também chamados eventualmente de produtos digitais, procuram resolver alguma dor do seu público, seja essa dor a necessidade de aprender um novo conceito ou habilidade, ou mesmo resolver algum problema específico.

Por serem basicamente conjuntos de informações, os infoprodutos têm uma afinidade com a internet em sua essência, afinal, a internet nada mais é do que uma rede de conexões que permite o compartilhamento instantâneo de informações e dados entre dispositivos de qualquer parte do mundo.

A qualidade de um infoproduto depende em grande parte da qualidade das informações que ele contém, e é por isso que os criadores desses conteúdos, também conhecidos como infoprodutores, tendem a se tornar especialistas em algum tema para construir maior credibilidade com o seu público.

Embora muitas empresas façam uso de infoprodutos em suas estratégias de marketing de conteúdo, esse tipo de produto possibilita também uma grande oportunidade para quem quer empreender na internet e começar a trabalhar por conta própria em alguma área de interesse ou domínio.

Quais os principais tipos de infoprodutos?

Os infoprodutos podem ter vários tipos diferentes de acordo com o formato escolhido por seus criadores para transmitir aquele determinado conteúdo.

Essa variedade de formatos possibilita que os infoprodutores diversifiquem bastante suas estratégias de criação e vendas, mas é importante prestar bastante atenção na hora de escolher qual formato utilizar.

Além de saber qual é o formato ideal para cada tipo de informação e para cada tipo de público, os infoprodutores precisam também entender a complexidade envolvida na criação de cada diferente tipo para analisar quais opções são realmente viáveis para o seu negócio.

Agora você vai conferir mais detalhes sobre alguns dos principais, mas não únicos, formatos e tipos diferentes de infoprodutos: ebooks, cursos online, screencasts, audiobooks, podcasts, área de membros, e-magazines, kits, e webinars.

Ebooks

Provavelmente o formato mais conhecido de infoprodutos, os ebooks são basicamente livros digitais ou eletrônicos (ebook vem da combinação das palavras em inglês “eletronic” e “book”, ou seja, livro eletrônico).

O formato é amplamente utilizado principalmente por não exigir uma complexidade muito grande na sua produção, além de também serem muito fáceis de distribuir pela internet.

Vale lembrar que não ser muito complexo não significa que seja fácil. Além de todo o trabalho de pesquisa e redação envolvido na criação do conteúdo do ebook, um bom material ainda exige um trabalho atento de revisão, diagramação e layout para conseguir um resultado final satisfatório.

Os ebooks costumam ser distribuídos em formato de arquivo .pdf, o que os torna facilmente acessíveis na maioria dos dispositivos móveis e desktops, ficando disponíveis para consumo mesmo quando não existe mais conexão com a internet após o material ser baixado.

Cursos online

Outro tipo de infoproduto muito conhecido é o de cursos online, sendo esse provavelmente o formato mais utilizado atualmente no mercado digital.

Esse formato cresceu mais ainda com a recente aceleração da transformação digital, que incentivou muitos profissionais que já davam cursos de maneira presencial a migrarem para o formato digital.

Cursos online são ótimos para a transmissão de conteúdos variados, o que contribui para a sua popularidade, e podem contar não só com aulas em si (tanto ao vivo quanto gravadas), mas também com fóruns de discussão e também materiais complementares.

Screencasts

Se você já procurou no YouTube um tutorial sobre como fazer alguma coisa no seu computador, provavelmente já consumiu um screencast e não sabia.

Esse tipo de infoproduto é definido pela gravação da tela de um computador acompanhado por uma narração com ou sem legendas feita pela pessoa responsável por aquele conteúdo.

Por serem focados na tela do computador, screencasts costumam ser uma opção bem fácil para quem quer começar a produzir vídeos, precisando somente de um microfone para captar a voz e alguma edição de vídeo básica para adicionar um trilha sonora e fazer pequenos ajustes no produto final.

Esse formato é bastante utilizado, como já foi mencionado, para a criação de tutoriais que ensinam a utilizar algum software ou ferramenta específica em computadores.

Audiobooks

Enquanto os ebooks são basicamente livros idênticos aos físicos mas oferecidos por meio de áudio, os audiobooks são a narração do conteúdo de um livro em formato digital, como o .mp3, ou seja, é um livro que não é lido, mas escutado.

Esse tipo de infoproduto também não tem grande complexidade envolvida na sua produção, exigindo apenas um bom microfone e alguma edição de áudio para garantir um bom resultado final.

Por não envolver leitura, esse formato costuma ser consumido nos mais diversos reprodutores de áudio e enquanto as pessoas fazem outras coisas, como dirigir ou até fazer tarefas de casa como lavar a louça.

Podcasts

Outro tipo de infoproduto baseado em áudio e que é muito popular são os podcasts, formato que ganhou muito destaque nos últimos anos com o surgimento de diversos programas fazendo uso dessa abordagem.

Os podcasts lembram muito os programas de rádio que existem há muito tempo, geralmente envolvendo entrevistas de pessoas relevantes em diversas áreas ou até mesmo a discussão em torno de temas relevantes para o público.

Área de membros

As áreas de membros são plataformas de conteúdo privado que agrupam diversas informações em vários formatos diferentes, e só são liberadas por meio do pagamento de um valor de acesso.

Esse formato de infoproduto costuma cobrar por um acesso com prazo determinado de duração, sendo necessário que o público pague novamente caso tenha interesse em rever o conteúdo disponibilizado ou queira acessar novos conteúdos.

E-magazines

As e-magazines, outro nome para revistas eletrônicas, têm o mesmo funcionamento de revistas comuns, com periodicidade definida e conteúdo em texto.

Assim como os ebooks, as e-magazines costumam ser distribuídas em formato .pdf, e são bastante consumidas em aparelhos móveis.

Kits

O nome já é um pouco auto explicativo, mas os kits são basicamente infoprodutos que combinam diferentes formatos em uma mesma oferta digital.

Essa combinação de diferentes formatos permite agrupar, por exemplo, ebooks e podcasts, screencasts e audiobooks, ou quaisquer outros formatos que façam sentido de acordo com o perfil do seu público e as informações que você deseja transmitir.

Webinars

Para encerrar nossa lista de formatos, outro tipo de infoproduto bastante popular são os webinars, que também passaram a ser muito utilizados pelas empresas recentemente com a impossibilidade de realizar eventos presenciais.

Também chamados de webinários, esses infoprodutos não são nada mais do que um evento ao vivo transmitido de forma online, permitindo a interação direta entre público e infoprodutor.

Um grande benefício desse formato em comparação com os eventos presenciais é a simplicidade em sua produção, que exige apenas uma plataforma de transmissão para conectar os participantes com o conteúdo que será apresentado.

Como criar um infoproduto?

Acabamos de passar por alguns dos principais formatos de infoprodutos encontrados no mercado, e deu pra ver que existem várias possibilidades que podem ser escolhidas de acordo com as necessidades do seu negócio e do seu público.

Em seguida, vamos conferir quais são os passos necessários para a criação de um infoproduto.

Defina o tema, formato e o objetivo do infoproduto

O primeiro passo é entender quem é o seu público-alvo para conseguir definir qual tema será abordado no seu infoproduto, qual será o formato utilizado, e qual é o principal objetivo desse material.

Que dor você pretende resolver? Qual formato é mais adequado para esse perfil de público ou para atender a essa necessidade? O tema escolhido é realmente relevante ou precisa de algum ajuste?

Esses são exemplos de perguntas que vão orientar a primeira etapa de criação do seu infoproduto.

Escolha o melhor formato para determinado assunto

Não é só o perfil do público que deve ser levado em consideração na hora de definir o formato do seu infoproduto, mas qual será o assunto abordado também.

Screencasts são ótimas opções para tutoriais, por exemplo, mas podem não ser o melhor formato para ensinar uma receita culinária, que poderia ficar muito melhor em vídeo.

Faça uma pesquisa de mercado

Além de entender o público, você também precisa conhecer seus concorrentes para produzir infoprodutos que vão se destacar no mercado e chamar a atenção dos consumidores em potencial.

Busque por outros infoprodutores que trabalham com o mesmo público que você e entenda que tipo de infoproduto eles criam para identificar oportunidades de inovar e se diferenciar perante o público.

Crie um conteúdo aprofundado e de qualidade

Investir na qualidade é essencial para ganhar a confiança dos consumidores e fidelizar o público, por isso invista em entregar sempre a melhor qualidade possível para alcançar o sucesso do seu negócio digital.

O público precisa perceber que está recebendo valor de verdade ao comprar seus infoprodutos, aumentando não só a chance de voltarem a comprar com você, como também a possibilidade de indicarem seus infoprodutos para outras pessoas.

Hospede o infoproduto em uma boa plataforma

A experiência do público deve ser a melhor possível em qualquer ponto do relacionamento com o seu negócio, e isso envolve também a entrega do infoproduto, independentemente do formato escolhido.

Por isso, garanta que o seu infoproduto esteja hospedado em uma boa plataforma que seja confiável e de fácil navegação e acesso, entregando uma boa experiência ao usuários.

Analise as melhores formas de divulgá-lo

Não adianta nada criar um infoproduto de altíssima qualidade e disponibilizá-lo em uma ótima plataforma se ninguém ficar sabendo dele.

Invista em uma estratégia eficaz de divulgação e comunicação que deixe claro todos os benefícios oferecidos pelo seu infoproduto e alcance o público certo na hora certa.

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Quais tipos de infoprodutos mais vendidos?

Agora que você conhece os principais formatos de infoprodutos e quais os passos necessários para criar um, vamos conferir alguns dos assuntos que mais atraem os consumidores e geram vendas para os infoprodutores.

Alimentação

Não é só com programas de culinária e vídeos de receitas que o tema da alimentação faz sucesso. Esse também é um ótimo mercado para quem quer investir em infoprodutos.

Com as pessoas buscando cada vez mais por atividades que possam complementar a sua renda, conteúdos focados em alimentação e culinária vêm ganhando atenção nos últimos tempos, com foco em ensinar formas de ganhar dinheiro nesse mercado.

Estilo de vida saudável

Ter um estilo de vida mais saudável é um objetivo que cada vez mais pessoas buscam para suas vidas, principalmente depois dos impactos causados pela pandemia do coronavírus como o crescimento do trabalho remoto.

Infoprodutos criados nesse tema podem encontrar grande sucesso entre os consumidores, principalmente quando focados em nichos de mercado mais específicos, como a prática de exercícios físicos, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e até mesmo alimentação saudável.

Negócios e carreira

Cuidar da carreira profissional é algo que sempre está entre as prioridades das pessoas, e infoprodutos que trabalham esse assunto podem chamar bastante atenção se desenvolvidos com alta qualidade.

Busque temas específicos sobre o mundo dos negócios e dicas de carreiras para produzir infoprodutos com alto potencial de vendas.

Pets

Um mercado que apresenta grande crescimento nos últimos anos é o de pets, ou animais de estimação, e essa tendência também pode ser aproveitada por quem trabalha com infoprodutos.

Produzir conteúdo sobre saúde de pets, serviços e soluções especializadas, alimentação para pets e até mesmo lazer para quem tem ou cuida de pets é mais uma boa opção de assunto para os infoprodutores.

Ainda vale a pena investir no mercado de infoprodutos?

Uma dúvida comum quando falamos sobre infoprodutos é se ainda vale a pena investir em um mercado tão competitivo, com centenas de infoprodutores explorando os mais diferentes nichos de mercado e assuntos específicos.

Essa é uma preocupação comum não apenas quando falamos de infoprodutos, mas também no mercado de forma geral.

É claro que quem consegue encontrar um nicho de mercado menos concorrido provavelmente vai sofrer menos para conseguir chamar a atenção dos consumidores e começar a vender, mas isso não quer dizer que mercados competitivos sejam inviáveis.

Se um mercado tem muitos concorrentes isso indica que ele também apresenta um grande potencial de retorno, o que significa que é responsabilidade de cada infoprodutor garantir uma alta qualidade nos seus infoprodutos e buscar a diferenciação para se destacar.

Profissionais que conseguem se posicionar estrategicamente de forma a conquistar seu próprio público e construir autoridade no mercado vão se distanciar da concorrência, por isso o foco deve ser sempre em garantir a qualidade do conteúdo produzido.

Quais as formas de venda de infoprodutos?

Outro ponto importante para ganhar dinheiro como infoprodutor é escolher a melhor estratégia de vendas dos seus conteúdos no mercado, por isso vamos falar agora das duas principais abordagens: as vendas por lançamento e as vendas perpétuas.

Venda por lançamento

Provavelmente a estratégia mais utilizada e conhecida no mercado, as vendas por lançamento são baseadas na criação de um senso de urgência nos consumidores, que acompanham sua comunicação ao longo do tempo para comprar seus infoprodutos assim que estiverem disponíveis.

Nessa estratégia, os infoprodutores deixam as vendas suspensas durante a maior parte do tempo, focando em comunicar e desenvolver o interesse do público por suas ofertas até que chegue o momento de lançar o infoproduto e abrir as vendas para o mercado.

Existem diversos pontos importantes para garantir um lançamento de sucesso, e essa estratégia demanda também uma boa organização financeira por parte do infoprodutor responsável.

Venda perpétua

Diferentemente da estratégia de vendas por lançamento, na abordagem de venda perpétua o infoproduto está sempre disponível para o mercado comprar quando quiser, ou seja, as vendas acontecem perpetuamente.

Essa diferença de abordagem não faz uso do senso de urgência dos consumidores para incentivar as vendas, mas investe na comunicação de todos os benefícios que a oferta oferece para conseguir persuadir e conquistar novos clientes.

Uma estratégia bastante utilizada por quem trabalha com vendas perpétuas é o marketing de afiliados. Se você quiser saber mais sobre o assunto e como essa abordagem contribui para o sucesso de infoprodutores, leia o artigo que preparamos sobre programa de afiliados.

Dicas para criar um infoproduto de sucesso

Além de todos os pontos explicados anteriormente sobre como desenvolver infoprodutos, definir um assunto e escolher uma estratégia de vendas, existem três dicas principais para quem quer alcançar o sucesso nesse mercado e que devem ser reforçadas: conheça seu público, estude o mercado e invista em qualidade.

Conheça muito bem o seu público

O seu consumidor deve ser o foco de todas as escolhas realizadas por um infoprodutor, por isso procure entender o máximo possível sobre o público para garantir que você está realmente entregando algo relevante.

Algumas das perguntas que você deve ser capaz de responder sobre o seu público de maneira clara e são:

  • Quais as necessidades dele?
  • Quais as dúvidas mais comuns?
  • Qual é o perfil do meu consumidor?
  • Que formato eles mais gostam?

Estude bastante sobre o mercado e concorrência

Conhecer o público é importante, mas você não pode esquecer também de estar sempre acompanhando as mudanças e novidades do mercado e todas as movimentações dos seus concorrentes.

Entender como a competição se comporta pode te ajudar a ter novas ideias sobre como trabalhar o seu próprio infoproduto, tanto ao evitar erros que outros concorrentes já cometeram como identificando oportunidades de diferenciação.

Sempre invista na qualidade de conteúdo

Por fim, vale reforçar que a qualidade do conteúdo produzido é indispensável para garantir o sucesso das vendas do seu infoproduto e da sustentabilidade do seu negócio no mercado.

Além da qualidade das informações entregues, toda a experiência dos seus consumidores precisa ser excelente para que eles fiquem satisfeitos e voltem a comprar seus próximos infoprodutos.

Garanta que a produção do material final seja a melhor possível, e busque também formas de tornar a experiência de compra satisfatória, desde a busca pelo infoproduto até a realização do pagamento.

Ganhe dinheiro com infoprodutos

Agora você já sabe tudo sobre os primeiros passos para criar um infoproduto de qualidade e começar a gerar uma renda extra com essa atividade.

Seja qual for o seu nicho de mercado escolhido e a estratégia de vendas adotada, a solução de checkout da Provi garante que os consumidores tenham uma ótima experiência de compra do seu infoproduto. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas para saber como podemos alavancar as suas vendas como infoprodutor assim como já fizemos com centenas de parceiros por todo o Brasil.

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