Lançamento de produto: como fazer e desenvolver uma estratégia

Saiba tudo sobre como fazer um lançamento de produto de sucesso e quais são as principais estratégias usadas no mercado de infoprodutos.

Com cada vez mais concorrentes entrando no mercado de produtos digitais, buscar maneiras de se destacar da maioria e deixar a concorrência para trás se torna uma preocupação constante na rotina do empreendedor digital.

Quem trabalha como infoprodutor sabe como é importante garantir a qualidade do lançamento de produto para conquistar novos clientes e aumentar as vendas, e essa estratégia não é nenhuma novidade.

Pense nas grandes produções que empresas como Apple e Google fazem quando vão anunciar alguma novidade ou lançar algum novo produto. Todo o investimento realizado nesses eventos é feito exatamente com o objetivo de encantar o público e despertar o interesse de compra.

Mas calma, você não precisa do mesmo orçamento milionário que essas empresas têm para conseguir fazer um lançamento de sucesso.

Nesse artigo, separamos alguns dos principais conceitos envolvidos no lançamento de produtos, bem como os passos mais importantes de um bom lançamento e diferentes estratégias que você pode aplicar no seu negócio digital.

Antes de entrarmos nos detalhes sobre como colocar todas essas dicas em prática, vamos começar do início.

O que é lançamento de produto?

De maneira resumida, lançamento de produto é uma estratégia de comunicação e marketing utilizada em negócios digitais com o objetivo de anunciar um novo produto e despertar o interesse do público-alvo.

Como já foi mencionado com os exemplos da Apple e da Google, o lançamento de produto costuma ser feito como um evento, com data e hora marcada para acontecer e até envolvendo inscrições antecipadas para quem quer garantir uma vaga.

Esse formato é um dos fatores que estimulam um sentimento de escassez no público, o que deixa as pessoas ansiosas para participarem do lançamento e conferir a novidade em primeira mão ou aproveitar condições exclusivas para o lançamento.

Lançamentos de produto usam não só o sentimento de escassez como outros gatilhos mentais e estratégias de marketing com o objetivo de gerar o maior número de vendas no menor tempo possível, maximizando o retorno financeiro do infoprodutor responsável.

Por ser algo tão importante, fazer um lançamento de sucesso exige muito esforço e dedicação tanto ao longo do seu planejamento quanto durante a sua execução.

Quais os tipos de lançamento de produto?

Apesar de o lançamento de produto atualmente ser algo muito relacionado ao mercado digital, a realidade é que esse tipo de prática pode ser feito tanto para infoprodutos quanto para produtos físicos e outros tipos de serviços.

Embora cada tipo de oferta tenha algumas características particulares, o lançamento de produto de forma geral é uma estratégia de marketing que não depende de um formato específico para ser uma alternativa viável.

Produtos físicos

A principal diferença de um lançamento de produto físico é exatamente a razão pela qual trabalhar com produtos digitais costuma ser muito mais fácil: estoque e logística.

Qualquer empresa que ofereça produtos físicos precisa se preocupar com o armazenamento e conservação dos produtos em estoque, além de garantir toda a logística necessária para o recebimento e entrega dos produtos.

Essa característica também deve ser levada em consideração durante o lançamento de produtos físicos, já que as empresas precisam estar preparadas para atender a uma demanda alta em um pequeno espaço de tempo.

New call-to-action

Produtos digitais

Já quando falamos de produtos digitais, as preocupações com estoque e logística em geral deixam de existir, mas ainda é importante garantir que a infraestrutura tecnológica do negócio esteja pronta para atender a essa demanda elevada.

Ebooks, webinars e outros formatos de produtos digitais não ocupam espaço físico, mas a experiência de compra de quem busca esse tipo de produto ainda deve ser uma prioridade para os empreendedores responsáveis.

Garantir uma boa experiência de compra significa investir em servidores capazes de aguentar um grande número de visitantes, criar um site que seja fácil e intuitivo para quem acessar tanto pelo desktop quanto em dispositivos móveis, e também oferecer opções de pagamento flexíveis para atender diferentes perfis de público.

Infoprodutos

Apesar de ainda existir alguma confusão com os termos produtos digitais e infoprodutos, a verdade é que ambos significam a mesma coisa: um conteúdo digital criado com o objetivo de ensinar ou transmitir conhecimento sobre determinado assunto.

Os infoprodutos podem ter diversos formatos diferentes, desde ebooks e webinars até podcasts e cursos online. O importante é lembrar que, quando o assunto é lançamento de produto, infoprodutos e produtos digitais podem ser entendidos como sendo a mesma coisa.

Serviços

Por último, quem trabalha com serviços também pode se beneficiar da estratégia de lançamento para ganhar o interesse do público e aumentar as vendas.

Mesmo que um serviço não envolva necessariamente a entrega de um produto físico ou digital, realizar um lançamento para anunciar um novo serviço ou destacar novos benefícios da sua oferta pode ser uma forma de se destacar da concorrência.

Profissionais que oferecem serviços de mentoria e consultoria, por exemplo, podem usar essa estratégia para dar uma prévia do seu trabalho e ainda apresentar casos de sucesso que podem chamar a atenção de novos clientes.

Lançamento semente

Outro tipo de lançamento que vale citar é o lançamento semente, uma estratégia de lançamento com o objetivo de testar como o seu produto será recebido pelo mercado.

Nesse tipo de lançamento, os infoprodutores entendem melhor como o seu produto digital vai se comportar junto ao público final e usam isso para ter ideias de como refinar a oferta antes do lançamento principal.

Estratégias de lançamento de produtos

Agora que já falamos sobre os diferentes tipos de lançamento de produto, vamos ver quais são as principais etapas necessárias para fazer esse lançamento acontecer da melhor maneira possível.

Seja qual for a estratégia escolhida para o seu lançamento, os próximos passos são essenciais para garantir que o seu planejamento seja feito considerando todas as informações relevantes.

Vale reforçar: investir no planejamento pré-lançamento é uma das principais maneiras de maximizar os resultados da sua estratégia.

Abaixo você confere mais informações sobre cada etapa fundamental para um planejamento eficaz: definir bem o seu produto, descrever a sua buyer persona, pesquisar e analisar a sua concorrência, fazer uma análise SWOT e ter um plano de marketing bem definido.

  1. Definir bem o seu produto

Tanto se você já tem uma boa ideia de qual vai ser o seu produto quanto se você ainda não decidiu isso, a primeira etapa de um lançamento de sucesso é definir muito bem qual será o produto lançado.

Ter essa definição é importante não só para que você saiba o que precisa ser feito, mas também para pensar toda a estratégia de lançamento de maneira alinhada a isso e às necessidades do seu público.

Qualquer que seja o tema ou o formato escolhido, o seu foco deve ser em criar um produto que entregue valor de verdade ao público, de forma que as pessoas realmente se interessem e comprem de você.

Com uma definição clara do produto oferecido você consegue também comunicar sua proposta de valor da melhor forma possível, se destacando da concorrência e ganhando a atenção dos seus consumidores.

  1. Descrever a sua buyer persona

Além de ter um entendimento claro do seu produto, o segundo passo para criar um lançamento de sucesso é ter também uma descrição clara da sua buyer persona, ou o perfil do seu consumidor.

Para qualquer produto ou serviço ser comprado, é necessário que ele atenda a algum interesse do comprador ou resolva algum dos seus problemas, e é esse entendimento que você precisa para saber como posicionar a sua oferta no mercado.

A buyer persona é uma representação do seu comprador ideal, e ela é criada com a combinação de informações coletadas por você de diversas formas, desde pesquisas de mercado até análises de dados históricos de vendas e entrevistas com os seus clientes já existentes.

Algumas das informações que devem ser incluídas na definição da sua buyer persona são dados como idade, gênero, classe social, escolaridade, profissão, hábitos, necessidades e outros comportamentos ou preferências relevantes.

Todas essas informações vão ajudar você a entender qual a melhor forma de construir a comunicação do seu produto para que ele chame a atenção das pessoas que têm mais chances de comprar de você.

  1. Pesquisar e analisar a sua concorrência

O terceiro passo para montar o planejamento do seu lançamento de produto é pesquisar e analisar seus concorrentes, também conhecido como processo de benchmarking.

Essa é a hora de realizar uma pesquisa de mercado detalhada para identificar quais são as principais empresas ou pessoas que já atuam no mesmo segmento que você, além de entender quais são os produtos e serviços oferecidos por elas e quais são os seus pontos fortes e fracos.

A análise de concorrência é útil não só para melhorar o seu entendimento do mercado, como também para encontrar outras oportunidades de negócio em áreas que seus concorrentes ainda não atuam e também para entender quais são os seus pontos fortes em relação a eles.

  1. Fazer uma análise SWOT

Se você já tem algum conhecimento sobre administração e gestão, com certeza já ouviu falar da análise SWOT. Se não ouviu, não tem problema, essa é a hora de conhecer mais uma ferramenta muito útil para os negócios.

SWOT vem do inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, palavras que significam, respectivamente, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. A análise SWOT tem esse nome porque o seu objetivo é exatamente encontrar cada um desses pontos em relação ao seu negócio e ao mercado em que ele está inserido.

Neste quarto passo você vai usar as informações que coletou anteriormente para definir o seu produto, a sua buyer persona e a sua concorrência e analisar seu negócio e mercado sob o ponto de vista da SWOT, identificando de que forma o mercado pode ajudar ou prejudicar seu negócio e quais características da sua empresa são úteis ou prejudiciais para o alcance dos seus objetivos.

  1. Ter um plano de marketing bem definido

Por fim, o último passo do seu planejamento deve ser conseguir uma definição clara do seu plano de marketing, principalmente dos objetivos a serem alcançados e quais métricas serão usadas para avaliar o sucesso do seu lançamento de produto.

Com todas as informações levantadas até aqui você já tem tudo o que precisa para decidir quais serão essas métricas, que devem refletir de forma objetiva o desempenho do seu produto em relação à sua buyer persona e ao seu segmento de mercado.

Um ponto importante de ser lembrado é que não adianta tentar seguir dezenas de métricas diferentes sem entender quais são realmente importantes para o seu negócio. Por isso, garanta que as métricas escolhidas fazem sentido para o seu lançamento e os seus objetivos.

Alguns exemplos de métricas comumente usadas são:

  • número total de vendas;
  • total de receita gerada com as vendas;
  • lucro total obtido pelo lançamento;
  • porcentagem de consumidores satisfeitos com o produto.

Como fazer lançamento de produto

Com todo o seu planejamento já realizado, chegou a hora de colocar as suas ideias em prática e trabalhar na estratégia de lançamento do seu produto.

Aqui você vai conferir quatro estratégias que costumam trazer bastante retorno para infoprodutores e negócios digitais, sendo elas a pré-divulgação, o pré-lançamento, as redes sociais e a abordagem crossmedia.

Faça pré-divulgação

Para o seu lançamento de produto ter sucesso, é essencial que o público saiba que ele vai acontecer e tenha todas as informações necessárias para participar desse momento, e é com a pré-divulgação que você garante que isso aconteça.

Com a pré-divulgação o seu objetivo é não só informar o público mas também despertar o seu interesse, sem dar muitos detalhes mas garantindo que a sua comunicação tem informações o suficiente para chamar a atenção do público.

Uma abordagem interessante para a pré-divulgação é incentivar que as pessoas sigam seus canais de comunicação para receberem mais informações em breve, assim você aproveita esse momento para aumentar o seu alcance digital para outros lançamentos futuros.

Agende um pré-lançamento exclusivo

Similar à estratégia de pré-divulgação, outra opção é realizar também um pré-lançamento exclusivo para um público restrito antes do lançamento oficial do seu produto.

O objetivo deste pré-lançamento é parecido com o da pré-divulgação: deixar o público interessado e querendo saber mais e comprar logo o que você tem para oferecer, mas o pré-lançamento normalmente envolve a criação de conteúdos mais profundos que a opção anterior.

Para essa estratégia você pode abrir um número limitado de vagas para uma série de lives mais longas, com cerca de 30 minutos de duração, e durante essas exibições mostrar mais detalhes do seu produto, os benefícios dele e algumas demonstrações práticas de como ele pode ajudar o público.

Use e abuse de redes sociais

As redes sociais costumam ser uma parte importante da comunicação de diversos negócios, e elas também podem ser uma grande aliada para o sucesso do seu lançamento de produto.

Agora que você já conhece o seu público, garanta que o seu lançamento será comunicado nas redes sociais que ele mais utiliza e com uma abordagem que faça sentido para essas pessoas em cada plataforma, seja no Facebook, LinkedIn, TikTok ou qualquer outra

Redes como o Instagram permitem realizar várias ações interativas que aumentam ainda mais o alcance da sua comunicação, então busque formas de integrar essas iniciativas com a sua estratégia de lançamento.

Vale lembrar que você também pode fazer campanhas pagas nesse tipo de plataforma. Soluções como o Facebook Ads oferecem ainda mais opções de segmentação para garantir que você está atingindo o público certo com a mensagem certa e na hora certa.

Trabalhe com crossmedia (e-mail marketing, redes sociais e mais)

Por fim, uma dica importante é não depender somente de um canal único de comunicação, mas sim trabalhar o seu lançamento de produto com uma estratégia crossmedia.

Crossmedia é um termo em inglês que significa algo como cruzamento de mídias, ou seja, uma estratégia crossmedia busca envolver diversas mídias nos seus esforços de comunicação com o público-alvo.

Nós usamos diariamente diversos canais para adquirir informações ou nos comunicarmos com outras pessoas, e estratégias de crossmedia entendem isso para conseguir se conectar com o público em diferentes momentos da sua rotina, sempre com mensagens relevantes e consistentes em cada uma dessas interações.

Além de investir na comunicação por meio das redes sociais, busque também usar e-mail marketing, anúncios em vídeo, publicidade via áudio e até ações do marketing tradicional se isso fizer sentido para o seu segmento.

Qual a importância de um bom plano de lançamento de produto?

Um lançamento de produto bem executado vai contribuir para que o seu negócio conquiste resultados positivos tanto no curto quanto no médio e longo prazo.

É claro que seu principal objetivo durante um lançamento vai ser gerar o maior número de vendas possível o quanto antes, com foco no produto que está sendo oferecido naquele momento específico, mas pensar no lançamento como parte de um relacionamento mais duradouro com o público pode trazer ainda mais benefícios para o seu negócio.

Além de gerar vendas imediatas, um lançamento que atinja as necessidades do público e deixe os consumidores satisfeitos também contribui para construir uma base de clientes fiéis, que podem não só vir a comprar novamente de você como também promover a sua marca para ainda mais pessoas.

Nunca pense em um lançamento de produto de forma isolada, mas sim como mais uma oportunidade de construir uma boa relação com o seu público-alvo e garantir a sustentabilidade e crescimento do seu negócio ao longo do tempo.

Como fazer um lançamento de produto de sucesso

Os passos e conceitos explicados nesse artigo com certeza serão úteis para ajudar na execução do seu primeiro lançamento de produto ou até para melhorar os resultados dos seus lançamentos futuros.

Investir tempo e esforço em um planejamento detalhado vai ser o primeiro passo para lançamento de sucesso, e conforme você fizer mais e mais lançamentos, esse processo tende a ficar cada vez mais natural.

Além de usar as estratégias de lançamento explicadas aqui, use o seu conhecimento do mercado para construir novas ideias de abordagens que podem ser testadas e validadas a cada lançamento, construindo uma estrutura personalizada para o seu negócio.

Outro ponto importante para garantir o sucesso do seu lançamento é contar com o apoio dos parceiros certos para fazer tudo acontecer da melhor forma possível, e a Provi é a especialista em vendas online certa para oferecer uma boa experiência de compra aos seus consumidores.

Com uma solução de checkout completa e muita experiência trabalhando com centenas de parceiros pelo Brasil, a Provi tem o que é preciso para alavancar o seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos trabalhar juntos.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Suporte Infra