O que é crédito, quais os tipos e suas vantagens e desvantagens

Veja o que é crédito e como ele pode ser utilizado pela sua escola ou negócio digital para alavancar as vendas e conquistar mais matrículas.

Não são poucas as pessoas que se sentem confusas quando o assunto é finanças. Além de quem não é muito fã de trabalhar com números e organizar as contas, até mesmo algumas palavras e termos específicos do universo financeiro podem causar dúvidas.

Um desses termos é o famoso crédito que, apesar de escutarmos quase todos os dias na famosa pergunta “crédito ou débito?”, pode também aparecer em várias outras situações diferentes e ser uma ótima ajuda para quem precisa de um dinheiro extra.

Para entender exatamente o que é crédito e como ele pode ajudar você a alcançar os seus objetivos, continue lendo esse texto e aproveite também para conferir os vídeos da nossa série “Desmistificando o crédito”.

O que é crédito?

Crédito é um recurso financeiro oferecido por uma organização que acredita que você é uma pessoa de confiança e vai pagar a sua dívida no futuro.

Ele é uma forma rápida de levantar dinheiro para que você compre um produto ou serviço mesmo que você não tenha, no momento da compra, o dinheiro necessário. Assim, você faz o pagamento só depois da compra, com o acréscimo de um valor para remunerar quem te emprestou o dinheiro – os famosos juros.

O que significa pagar no crédito?

Assim como mencionado no tópico anterior, pagar no crédito significa que alguém está acreditando que você vai honrar a dívida e arcar com o compromisso do pagamento em algum momento.

Basicamente, o crédito é oferecido para quem tem credibilidade no mercado, ou seja, as organizações acreditam que podem confiar que essa pessoa vai pagar pela compra realizada.

Diferença entre crédito e débito

Quando comparamos crédito e débito, a principal diferença está na data em que o pagamento será realizado.

Enquanto no crédito o pagamento é realizado somente no futuro e com a opção de parcelamento, no débito o pagamento é feito exatamente no momento da compra e no valor total, de uma vez só.

Quais são os tipos de crédito?

Existem vários tipos de crédito disponíveis no mercado, e geralmente eles se diferenciam de acordo com o objetivo para o qual você está buscando esse dinheiro.

Algumas das modalidades de crédito mais comuns são:

1. Cartão de crédito

Provavelmente o tipo de crédito mais conhecido, o cartão de crédito é uma forma de fazer compras ao longo do mês e pagar tudo no fim do período de maneira mensal. Ele permite também pagar em um prazo maior, mas com a adição de juros que aumentam o valor a ser pago no final.

O que é crédito rotativo?

Relacionado ao cartão de crédito, o crédito rotativo é um tipo de crédito oferecido às pessoas que não pagam a fatura total do cartão até a data de vencimento, como quando apenas o valor mínimo é pago.

Nesse tipo de crédito, a diferença entre o valor da fatura e o valor pago é transformado em um empréstimo, passando a cobrar juros sobre esse valor restante até o seu pagamento.

2. Crediário

Crediário é o termo mais popular para compras parceladas com a adição de juros. Esse tipo de crédito costuma ser comum em lojas de departamentos por facilitar a compra de produtos de valor total mais elevado.

3. Cheque especial

O cheque especial é um dinheiro oferecido pelos bancos quando você gasta mais do que tem disponível na sua conta corrente. Esse tipo de crédito costuma cobrar juros muito altos, portanto deve ser bem analisado e utilizado de maneira consciente.

4. Crédito consignado

O crédito consignado é descontado diretamente da folha de pagamento de quem usa esse serviço, que costuma oferecer condições especiais para aposentados, pensionistas do INSS e para funcionários de órgãos e empresas conveniadas.

5. Financiamento

Financiamento é um tipo de crédito de longo prazo, que costuma ser usado para fazer compras de valores elevados, como carros e imóveis.

6. Leasing

Na modalidade de crédito conhecida como leasing, a organização oferecendo o serviço faz a compra do produto em nome do cliente, que tem direito de uso e que pode comprar de vez o bem em questão ao fim do período contratado.

7. Penhor

No penhor, para conseguir dinheiro, o cliente oferece algum bem como garantia de que vai pagar a dívida contraída. Caso o pagamento não seja feito, o bem entregue pode ser vendido pela organização que ofereceu o crédito.

8. Crédito pessoal

Por fim, o crédito pessoal, também conhecido como empréstimo pessoal, é um serviço que pode ser usado da forma que o cliente preferir, seja para comprar algo ou para pagar alguma outra dívida.

O que é crédito na economia e quais suas consequências sociais?

O crédito é um fator extremamente importante para a manutenção das relações econômicas na nossa sociedade, atuando tanto como agente iniciador dessas relações como também agindo para encerrá-las em outras ocasiões.

Um dos grandes impactos do crédito foi o surgimento de bancos e instituições financeiras similares, que existem basicamente com o objetivo principal de fornecer crédito mediante o pagamento de juros.

Esse mercado traz como principal impacto social a reputação e credibilidade de cada indivíduo no mercado. Quem paga suas dívidas conquista uma boa reputação e consegue cada vez mais crédito, enquanto quem não honra esses compromissos acaba ficando com o nome sujo no mercado e não consegue mais a confiança de outras pessoas e organizações.

Tomar crédito é bom ou ruim?

A resposta curta para essa pergunta é: depende. Usar crédito pode trazer tanto vantagens quanto desvantagens, e é somente analisando a situação de cada indivíduo que podemos saber se usar essa facilidade vai ser uma boa opção ou não.

Confira abaixo algumas das principais vantagens e desvantagens do crédito.

Vantagens do crédito

Uma das principais vantagens do crédito é a possibilidade de comprar produtos ou serviços que você deseja imediatamente, mesmo que não tenha disponível o dinheiro necessário naquele momento.

Além disso, outra vantagem é a possibilidade de usar o crédito em situações emergenciais, como uma necessidade médica repentina.

Desvantagens do crédito

Apesar das vantagens citadas acima, é importante entender que cada uma delas carrega também algumas desvantagens.

Uma das desvantagens do crédito é a cobrança de juros, que são os custos que você precisa pagar por estar fazendo uso de um dinheiro que você ainda não tem.

Outro ponto importante de citar em relação às desvantagens do crédito é o risco de endividamento, que pode acontecer quando as pessoas não conseguem organizar as finanças e acabam contraindo dívidas enormes que comprometem a sua saúde financeira..

Como funciona o crédito para educação?

Além de todos os tipos de crédito apresentados acima, existem ainda organizações como a Provi, que são especializadas em oferecer crédito para educação.

Esse tipo de crédito educacional tem o objetivo de ajudar as pessoas a terem acesso à educação de qualidade e usar essa oportunidade para melhorar sua qualidade de vida e evoluir na carreira profissional.

Aqui na Provi, oferecemos dois principais tipos de crédito: o crédito educacional e o ISA.

New call-to-action

Income Share Agreement: ISA

O ISA é uma forma de crédito para educação em que o estudante só vai pagar pelo estudo depois de alcançar seu objetivo de trabalhar na área e conquistar uma fonte de renda.

Esse pagamento começa quando o estudante alcança uma renda mínima e, a partir daí, passa a pagar mensalmente uma porcentagem pré-estabelecida dessa renda.

A Provi foi a primeira organização a oferecer o modelo ISA no Brasil, e conta ainda com um time focado no desenvolvimento de carreiras com acompanhamento individualizado para garantir que os estudantes estejam no caminho certo para conquistar um emprego logo após os estudos.

Crédito Educacional

O crédito educacional da Provi é um serviço criado para ajudar estudantes a investirem em seus futuros de maneira simples e sem burocracia.

Para usar esse crédito, são apenas três passos:

  1. O estudante escolhe o curso, a escola e a forma de pagamento que mais se encaixa no seu objetivo
  2. São solicitadas algumas informações e documentos para análise, que pode ser realizada em até 24 horas
  3. Se for necessário, o estudante pode indicar uma pessoa para ser avalista, um processo 100% online e com a ajuda da Provi

Chamamos esse processo de a jornada do estudante, e a ideia é entender o potencial de cada pessoa para oferecer as melhores condições possíveis para cada estudante atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Como oferecer crédito na minha empresa?

Se você atua como infoprodutor ou instituição de ensino, o crédito pode ser uma ótima ferramenta para seu negócio aumentar o acesso à educação no Brasil ao mesmo tempo em que alavanca as suas vendas e número de matrículas.

A Provi oferece uma plataforma de checkout completa que permite que seus clientes comprem de você usando tanto formas de pagamento tradicionais, como o cartão de crédito, como soluções avançadas de crédito, como o crédito educacional e o boleto parcelado

Se você quer conquistar ainda mais estudantes oferecendo soluções de crédito com uma parceria de confiança utilizada com sucesso por centenas de negócios pelo país, entre em contato com o nosso time de especialistas para criarmos a solução perfeita para a sua necessidade.

Como usar o crédito com responsabilidade?

Você já conferiu as principais vantagens e desvantagens envolvidas no uso do crédito, então agora é hora de conhecer a regra de ouro quando falamos sobre como utilizar crédito com responsabilidade: só use quando for realmente necessário.

Não use o crédito com gastos desnecessários, supérfluos ou impulsivos, e prefira sempre planejar suas finanças para fazer esse tipo de compra somente quando você já tiver o dinheiro disponível.

Essa regra máxima vai te ajudar a fugir do endividamento desnecessário e garantir uma saúde financeira melhor para a sua vida.

Como usar o crédito para gerar mais negócios?

A Provi é especializada em oferecer soluções de crédito para que escolas e infoprodutores não percam nenhuma oportunidade de venda e conquistem cada vez mais estudantes.

Se você quer saber como podemos ajudar a alavancar os seus resultados de venda, entre em contato com a nossa equipe e vamos construir os próximos passos do seu negócio juntos.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Suporte Infra